Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A lição de Colbert

Eu queria redigir um texto onde falasse do carater, lisura e dignidade do homem Colbert Martins Filho. Todas as minhas tentativas esbarraram na indignação, provocada pela ações da PF e Procuradoria Federal, que talvez por não conhecer e nem tentar faze-lo, verificando seus antecedentes, submeteram-no a o escarnio e humilhação publica. ( a divulgação da foto é imperdoavel). Lendo o texto abaixo resovi posta-lo:


Por Gerson Júnior*

O filósofo Aristóteles deixou um grande legado à sociedade moderna. Talvez não tivesse a vaga ideia de como suas palavras repercutiriam milênios a frente. Independente das suas preocupações sociais a preocupação com seu filho, Nicômaco é que mais me chama atenção. Como professor, educador, diante de um mundo muito pior que o experimentado pelo filófoso grego, me tira o sono a possibilidade de passar pela vida de tanta gente, leia-se alunos, e não deixar nada que venha a orientá-los a serem melhores.

Em sua famosa obra “Ética à Nicômaco” Aristóteles assume o pedagógico papel de um pai, realmente, preocupado com a educação de seu filho. Nicômaco experimentou a explanação de conceitos variados, como amizade, amor, liberdade, felicidade e tantos outros, que nas palavras de seu pai lhe fariam um homem diferente.

Acabei de ler, por indicação do amigo Rafael Velame, o brilhante texto do Dr. Eduardo Leite intitulado “A dignidade algemada” onde o mesmo faz uma apologia da pessoa, que se confunde com o político, Colbert Martins Filho. Digo que se confunde pois, nada mais anormal hoje do que se ter uma só cara. O que conheci de Colbert como pai de antigos alunos, como frequentador de círculos de amizade em comum, como pessoa foi o que sempre observei no homem político.

Voltando ao texto do Dr. Eduardo. Me emocionei e me inspirei com as palavras de defesa e com o testemunho de ações do homem-político Colbert. A prova dessa inspiração é estar aqui escrevendo. Mas esse texto tem uma missão: explicar e exemplificar ao meus jovens alunos o que uma vida ética pode representar. Se tivesse um título seria “Ética de Colbert”.

Quando as fotos, as notícias da prisão do nobre e respeitado homem-político feirense surgiram na internet em uma velocidade anormal foi um balde de água fria no coração daqueles, que como eu, ainda acreditam que o Brasil, tem solução. Me admirou mais ainda foi a velocidade ainda maior das menções de apoio, de carinho, de defesa à essa mesma pessoa.

Quando acreditavam estar malhando um judas, que trai a politicalha brasileira por se manter fora da corrupção, quando acreditavam estar detonando a imagem de uma pai de família e cidadão considerado exemplar, a frágil ação do Ministério Público e da Polícia Federal viu surgir em lado oposto uma forte ação em defesa daquele que nos orgulhamos em ter como homem-político feirense.

Quando a oposição achou que se livraria daquele que nas últimas eleições tem se tornado a fiel da balança da ética e da lisura; que as denuncias ainda infundadas mostrariam a fragilidade de Colbert, manchariam a sua imagem, puderam constatar a força da Ética. A defesa que se faz de Colbert é a defesa da ética. Essa é maior que o homem. É maior que os tempos.

Aos meus queridos alunos, amigos, desejo que vocês aprendam muito com esse episódio. Saibam que quando as injustiças se levantarem diante de vocês, num mundo onde a velocidade da notícia e seu alcance parecem tornar qualquer possiblidade de defesa ineficiente, restará a vocês a admiração daqueles que, talvez, vocês nem conheçam, daqueles que vocês nem saibam o nome, daqueles que nem contato com vocês têm. Restará a vocês o apoio e a defesa daqueles que enxergam em vocês os valores inerentes ao homem-social.

Sejam éticos e nas crises vocês não cairão, ressurgirão mais fortes.

Obrigado ao Dr. Colbert, por me fazer entender, na prática, aquilo que os livros não me ensinaram tão bem.


*Gerson Júnior é professor de Química dos colégios Acesso e Helyos.

Twitter: @Gersinhojr

Nenhum comentário:

Postar um comentário