Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quem faz a segurança agora também é vigiado


Para garantir correção, cada vez mais trabalho de policiais e guardas é monitorado

POR CRISTINE GERK
Rio - Enquanto finaliza a implementação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Rocinha, a Secretaria de Segurança já confirmou que serão instaladas câmeras de segurança para vigiar a comunidade. Algumas favelas já têm o sistema e outras receberão em breve. Para que o monitoramento funcione corretamente, as imagens não são acompanhadas só pelo batalhão da PM da área. Há um Centro de Comando e Controle, no prédio da Secretaria de Segurança, com estrutura tecnológica que funciona 24 horas por dia, para garantir que as cenas filmadas estão sendo vistas e as atitudes sejam corretas. Nos batalhões da PM, câmeras também vigiam a ação dos soldados. Ou seja, neste ‘Big Brother’ de combate ao crime, quem vigia também é vigiado.

Para o especialista em segurança pública Paulo Storani, o sistema de vigilância é importante, mas os policiais também devem estar no foco: “Houve proposta apresentada à Alerj para instalar câmeras nas viaturas, e os policiais não querem, alegando invasão de privacidade. Acontece que o serviço que eles prestam é público”. Para Storani, outro ponto fundamental é que não adianta ter câmera sem alguém olhando o tempo todo e agindo na hora.

Na sala do Centro de Controle, além de poderem ver as imagens geradas pelas câmeras instaladas nos batalhões, os técnicos visualizam as salas de operação locais, onde as cenas são acompanhadas por operadores: “Monitoramento é um serviço executado por alguém, é preciso que haja supervisão”, completa o especialista.

Felipe Barbosa, diretor da Rent Help, que oferece serviço de monitoramento para mais de dois mil clientes no Rio, reforça que é preciso garantir a eficácia do sistema: “Na sala dos operadores que vigiam nossos clientes também há câmeras, acompanhamos o que eles fazem pelo celular. A gente tem que estar de olho se eles não estão dormindo ou namorando, afinal, é preciso garantir o serviço 24 horas.

A tecnologia no centro de controle é administrada por policiais especializados na análise e no monitoramento das imagens. A polícia conta com 309 câmeras instaladas na cidade. O centro também tem acesso às imagens das 400 câmeras da CET Rio em toda a cidade. De mais de 300 câmeras monitoradas pela PM, 30 estão nas comunidades Dona Marta, Batan, Cidade de Deus e Complexo do Alemão. Além da Rocinha, Vidigal e Mangueira também têm projetos em desenvolvimento para receber câmeras.

Se houver atitude suspeita na área filmada, equipe do batalhão mais próximo vai até o local. As imagens ficam armazenadas no centro de controle durante três meses ou até um ano, em caso de crimes.

Traficantes também monitoram

O Complexo da Maré ainda não tem data marcada para ser pacificada. Há informações de que o bando comandado no local pelo traficante Marcelo Santos das Dores, o Menor P., 30, teria câmeras instaladas em pontos estratégicos da favela para monitorar a movimentação de moradores, da polícia e possíveis invasões de adversários. Suspeita-se que também haja circuito interno de segurança dos traficantes no Jacaré.

A PM informou que os comandantes dos batalhões não têm informações sobre câmeras usadas por traficantes. Eles solicitam aos moradores que denunciem caso saibam algum ponto onde elas estão instaladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário