Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Uso de arma de fogo pela Guarda Municipal

Sempre acreditei que a criação das Guardas Municipais traria uma melhoria para a segurança pública. A fiscalização dos prédios, parques e escolas públicas, o monitoramento do trânsito, o controle dos ambulantes, entre outras atividades específicas, desonerariam as ações da Polícia Militar, que ficariam focadas no policiamento ostensivo e no combate direto à criminalidade. A concessão do direito ao uso de arma de fogo pelas Guardas, porém, trará uma série de complicações à administração municipal.

Quando se tenta, através de formação, cursos e treinamentos, diminuir a violência causado pelo "poder armado da polícia", incrementar o uso de Taser, balas de borracha e bombas de efeito moral, e outras armas não-letais, para evitar as mortes nos confrontos policiais primários, teremos a possibilidade de ver isso aumentar, pela banalização do uso da arma, pela falta de treinamento eficiente e principalmente pelo surgimento de mais uma "autoridade policial" e mais uma organização para disputar "poder" entre as organizações policiais. A necessidade da criação de corregedoria, a inexistência de previsão específica no Código de Processo Penal, além do aumento do número de armas em circulação, durante o exercício da campanha do desarmamento, são fatores que demonstram a inconveniência da decisão e a potencialidade do aumento de ocorrências dolosas, e principalmente culposas, causadas pelo manuseio imperito das armas. O Coronel PM Melo, estudioso do assunto, comentou o fato no Blog Bahia Noticias:
Uso de arma de fogo pela Guarda Municipal preocupa especialistas  
O anúncio de que a Guarda Municipal poderá utilizar armas de fogo causou preocupação entre alguns especialistas de segurança. Apesar de não haver ilegalidade na medida, aprovada em um convênio assinado com a Superintendência Regional da Polícia Federal nesta quarta-feira (14), o coronel Antônio Jorge Ferreira, professor e pesquisador do Programa de Gestão, Pesquisas e Estudo de Segurança Pública (Progesp) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), opina que o órgão municipal não precisa deste tipo de armamento. “Não discutimos a legalidade, mas a necessidade do uso de armas de fogo. Em discussões sobre o assunto com representantes da prefeitura, percebi que eles [os guardas municipais] não se sentem funcionários públicos sem uma arma na cintura”, afirmou em entrevista ao Correio. Na opinião do coronel, a utilização de armas não-letais poderia ser ampliada. “Poderiam usar a Taser, o expandidor de gás, entre outros, mas existe uma cultura da arma de fogo. A orientação é para que não cometam esse erro ou, então, usem balas de borracha”, declarou. O especialista lembrou que, com a medida, a Guarda Municipal pode se assemelhar à polícia.

17 comentários:

  1. Sr Coronel, desculpe usar esse meio para fazer tal pergunta, entre nos alunos soldados existe um agrande duvida, em relação a data da formatura que estava marcada pra 30 de março e foi adiada, ate entao nao temos data marcada para a formatura, por fzvor o Sr poderia nos dar uma luz.

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Agora é que vai ser a desgraceira,o HGE que se prepare pra receber guarda municipal de pé furado e a população que se segura pois aí vem bala perdida, ah, sem contar os estoques de armamento dos traficantes que que receberá uma singela renovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos dês armas a PM e a civil pois diminuiria as mortes em confrontos que poderia dar a eles um cassetete . os vigilantes que nem e AGENTE DE SEGURANÇA, UM PIRULITO só para observa as assoes dos criminosos. ora seu coronel vá toma banho de sal GROSSO para ver se essa inveja. passa . se quer desarma, desarme a sua própria casa.

      Excluir
  3. NÃO É POR NADA,MAS ÀS POLÍCIAS MILITARES QUE DETEM TANTO ONOME "POLÍCIA" COM UNHA S E DENTES,NADA TEM FEITO PARA MELHORAR À SEGURANÇA PÚBLICA .SE INTITULAM LEGALISTAS MAS À SEGURANÇA PÚBLICA ESTA À MERCE DE QUEM.....????? ALÍAS NA CONSTITUIÇÃO NÃO EXISTE EM PARÁGRAFO ALGUM QUE O POLICIAMENTO OSTENSIVO CABE SÓMENTE ÀS POLÍCIAS MILITARES,E TAMBÉM NÃO CONSTA NOS PARÁGRAFOS DA MAGNA CARTA NO ARTIGO 144,À EXCLUSIVIDADE NA MANUTENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.......!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns nobre guerreiro.
      "PARA O CRESCIMENTO DE UMA NAÇÃO FORTE E ESCLARECIDA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO."
      A DUCENTENARIA GUARDA MUNICIPAL SEMPRE PORTOU ARMA DE FOGO PARA DEFENDER OS MUNÍCIPES E A NAÇÃO E ESTA PRERROGATIVA NOS FOI TIRADA COM A DITADURA MILITAR POR CONTA QUE OS GUARDAS MUNICIPAIS ERAM, SÃO E SEMPRE SERÃO A POLICIA DE PROXIMIDADE. COM A CRIAÇÃO DA CARTA MAGNA OU CONSTITUIÇÃO CIDADÃ ESTÁ SOFREU INFLUENCIA DA POLICIA MILITAR POR CONTA DE ALGUNS CONSTITUINTES QUE REPRESENTAM ESTÁ CO-IRMÃ E INFLUENCIARAM PARA QUE O TEXTO CONSTITUCIONAL FICASSE COMO ESTA HOJE E LUTAM COM UNHAS E DENTES CONTRA ESTA INSTITUIÇÃO QUE É A PIONEIRA EM SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL.
      VAMOS EM FRENTE AGORA ESTA MAIS DIFÍCIL DELES ENGANAREM A SOCIEDADE.
      "QUE NUNCA POR VENCIDOS NOS CONHEÇAM."

      Excluir
  4. Coronel, na minha opinião, não se faz segurança pública sem armas.Como é que um Guarda em uma determinada situação onde ele terá de agir, sacar uma taser para o bandido, é melhor correr, certamente o marginal irá mandar chumbo no pobre do Guarda.Como a Guarda Municipal irá fazer a segurança da cidade, quando na realidade não pode fazer nem a sua própria segurança. Falar é fácil,vivenciar é outra historia.Se querem que os guardas não usem armas, então avisem para os bandidos entregarem as sua armas, coisa impossível de acontecer, portanto, vamos deixar de discursos vazios e vamos juntos trabalhar em favor da população, que já não suporta mais essa situação . UNIDOS PM e GCM seremos mais fortes, pois estamos do mesmo lado, O LADO DO BEM.

    ResponderExcluir
  5. ESSE CORONEL NÃO DEVE SER OPERACIONAL, DEVE FICAR SÓ DE TRAZ DE UMA MESA DITANDO REGRAS!!!!!!!SOU GUARDA E SEI OQUE É PASSAR UMA SITUAÇÃO COM O BANDIDO MATAR OU ATIRAR EM ALGUEM PERTO DE MIM E EU PODENDO DETE-LO SIMPLESMENTE TIVE QUE ME ESCONDER PRA NÃO LEVAR SOBRA!!!!!PENSE NO QUE FALAS SENHOR CORONEL!!

    ResponderExcluir
  6. Esse pseudo especialista com certeza absoluta é um PM.

    O povo Brasileiro cansou desses Policiais Militares corruptos que estão envolvidos em todas as esferas criminais, do trafico de drogas e armas; a roubo de bancos e caixas eletrônicos. Além de sustentar traficantes com fornecimento de armas.

    Não adianta o coronelzinho conservador e ditador tentar divulgar mentiras ditas por falsos especialistas. Peçam a opinião de um verdadeiro especialista e não de um mentiroso, pois nós povo brasileiro estamos atentos e queremos mudanças sim e mais, queremos a extinção desta policia militar maldita que até hoje só maltratou e matou o nosso povo.

    Eu sou brasileiro e concordo com a Guarda Municipal como a Nova policia e tenho certeza que o brasil já aceitou esta mudança que também é mais uma vitoria para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  7. É de pessoa assim com a visão futurista que Brasil precisa para continuar no buraco em que esta!Mas quando se aposentar vai pedir uma vaguinha na prefeitura.Deveria ter vergonha."( Se em time que está ganhando não se mexe, quem será que esta ganhando com a insegurança em nosso país)" e depois de ter uma consulta popular a respeito das armas e não foi respeitado a decisão do povo o que devemos esperar de nossos governantes?

    ResponderExcluir
  8. O pedido da ONU não será a solução dos nossos problemas, mas será um passo na direção correta, podem fazer o lobe que quiser e que demore 20 ou 30 anos mas vai acontecer, "( A SEGURANÇA A SERÁ MUNICIPALIZADA )" E não tem espaço para pessoas com visão tão pequena em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Sem problema algum Sr. Coronel, só não se esqueça de avisar os bandidos para usarem gás e balas de borracha também senão vai ser um combate desleal e o Sr. não pode permitir uma deslealdade pois a Polícia Militar é uma Instituição Legalista, não é???

    ResponderExcluir
  10. Me admiro a fala do Coronel, acho que não deveria partir de uma especialista. Acho um equivoco dizer que a Guarda Municipal, não é polícia. será que qualquer do povo pode sair por ai portando arma, usar uniforme, fazer rondas, fiscalizar o patrimônio público.É por isso que a nossa Bahia, vai de mal a pior. Acho que quem deve se preocupar com as GUARDAS MUNICIPAIS ARMADAS e o bandido e não os operadores de segurança. Triste Bahia. Graças a Deus, que não dependemos do Estado da Bahia, para nossa regulamentação e sim das Prefeituras Municipais e do Ministério da Justiça e Governo Federal.





    ResponderExcluir
  11. Enquanto a Segurança Pública, for analisada de um ângulo fechado, teremos cada vez mais o avanço da violência. Penso numa Segurança Pública, de verdade e não de faz de contas.É preciso sim estimular os municípios a serem partícipes, com a participação das Guardas Municipais, não cabe mais o modelo atual. Pior que todo mundo sabe disse e as Autoridades não enxergam. Polícia de Ciclo Completo, Desmilitarização da PM, Segurança Pública Integrada com a participação da GUARDA MUNICIPAL, POLICIA CIVIL, POLÍCIA FEDERAL, AGENTE PENITENCIÁRIO, POLICIA MILITAR. Ai sim este é modelo do cerco a criminalidade e não formar opinião contrárias ao fortalecimento e crescimentos das Guardas Municipais. Lembrando que muitos GMS da Bahia, já foram assassinados. Será que é preciso dizer que é por causa do uniforme.

    ResponderExcluir
  12. esse coronel burograta, policinha que fica atraz da mesa, não sabe o que esta falando, que negocio é esse de disputar poder...quem disse que a gcm quer isso ? ele não deve viver no brasil, acorda CORONEL os policias não estão dando conta de tanto bandido, esta mais do que na hora de UNIR forças, não para disputar e sim para combater o crime, e os GCM estão sim preparado, se esse coronel entendesse msm de segurança, viria que em muitas cidades a honrosa guarda que faz o policiamento, e são muito mais respeitados e temidos do que a policia..então CORONEL pare de falar merda e aceite que a guarda esta ae para somar enão precisa ficar c MEDO de perder poder..." tem bandido para todos".
    GCM JACAREI

    ResponderExcluir
  13. Rapaz,a defesa do monopólio Militar na atuação da Segurança Pública. todos sabemos que tem muitos Interesses por trás desde o Arrego nos Comércios da Vida,Tráfico de drogas,e a boquinha nas Prefeituras. São muitos os Interesses em criar dificuldade para vender"facilidade"(seg.privada). e a Polícia Militar querendo ou Não,a Hora de Fortalecer as Guardas Municipais está próxima. quem já foi a Curitiba,São Paulo,sabe o quanto uma GM Armada contribui com a Sociedade. outra Coisa: a Corporação que mais tem disparo acidental de arma de fogo,vitimou Inocentes como o menino Joel. todos sabem. MAS,Nada contra a PM,só acho que deixem a GM Crescer em Paz.

    ResponderExcluir
  14. É vergonhoso o depoimento desse "especialista", pois o Guarda é um profissional de segurança pública e que já tem esse direito previsto em lei, porque ele não critica o bombeiros que não trabalham armados, até porque só trabalham com resgate, mas tem porte de armas fora do serviço e ninguém questiona, se quer a necessidade . Os PMs que no curso de formação, não chegam a efetuar 20 tiros reais, mas como não existe fiscalização e não há cobrança de quantidade mínima andam armados assim mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Sr. Cel PM, então uma repartição do município vai ser invadida por elementos fortemente armados para roubar (Cx eletrônico dentre outros), os guardas municipais vão revidar com bala de borracha, Taser ate a chegada da Policia?? Me poupe viu, então deixe a sua arma em casa, use uma taser, já que o senhor não estava em serviço de front como os demais praças e oficiais!

    ResponderExcluir