Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PMBA: greve ou guerra de informações?



Jaciara Santos


                


Afinal, a Polícia Militar do Estado da Bahia está ou não greve? Reformulemos a pergunta: os policiais militares baianos estão ou não em greve? Pelo visto, não adianta muito a forma como se busca essa resposta. A julgar pelas informações desencontradas sobre o assunto, a resposta invariavelmente será inconclusiva. Mas o clima é de tensão e estabeleceu-se uma guerra de informações e contrainformações. Fala-se em tiroteios entre PM e policiais do Exército e que grupos de grevistas estariam invadindo companhias independentes da polícia para tomar armas.
Bom, se a fonte consultada é um porta-voz da corporação, o movimento será minimizado: “A paralisação não é legítima e afeta apenas cerca de 2% do efetivo”, resume o comando geral. “A adesão na capital é de 80% e no interior fica em torno dos 90%”, garante por telefone o soldado Marcos Prisco, presidente da Associação de Policiais, Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), entidade cuja legitimidade é contestada pela PMBA.
Apesar dos cálculos otimistas da Aspra, é grande a movimentação de viaturas da PM na cidade. Maior até que em dias normais. Segundo Prisco, os veículos estariam sendo conduzidos por policiais que têm cargo de confiança e, por isso, não poderiam mesmo aderir à greve. Quanto à alegada falta de legitimidade da entidade, ele observa que “não foi a Aspra que decidiu a paralisação greve, mas uma assembleia com 6 mil policiais”. A reunião foi realizada na tarde de ontem, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos bancários, no centro da cidade.
Persona non grata
Se depender da condução de negociações pelo soldado Marcos Prisco, há um sério risco de o movimento chegar a lugar algum. Ou alcançar repercussões imprevisíveis. Prisco é persona non grata perante o alto comando da PMBA, herança de sua destacada participação na greve de 2001, o que lhe valeu a exclusão dos quadros da polícia e uma luta insana para ser reintegrado com base na Lei12.191/2010 (a Lei de Anistia), solenemente ignorada pelo Estado. 
Como a PMBA engole Prisco porque já esgotou a capacidade vomitá-lo, não dá para esperar boa vontade ou disposição para o diálogo em movimentos liderados por ele. Simples assim.  Na verdade, a Aspra é uma das associações que representam os policiais militares baianos e é nesse ponto que se apoia o comando para tentar negar a legitimidade da assembleia da tarde desta terça-feira, a que aprovou a greve da categoria.
E como fica a população, em meio a esse jogo de palavras? Na opinião do taxista M.N.T., 55 anos, filiado a uma cooperativa de radio táxi em Salvador, o clima é de instabilidade. “Sem saber direito o que está acontecendo, a gente não pode nem se prevenir”, diz, evitando se expor. “Se eu tivesse certeza de que tem greve, nem ia sair de casa, porque ainda lembro de como foi em 2001, mas assim, fica difícil…”, comenta.
Acampados na Assembleia Legislativa, os grevistas não receberam ainda qualquer sinal de que o governo está disposto a negociar a pauta de reivindicações. Pelo menos até a manhã de hoje, Dentre outros itens, a categoria exige o cumprimento da lei 7.145 de 1997, com pagamento imediato da GAP V, incorporação da gratificação de atividade policial (GAP) ao soldo, regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade, cumprimento da Lei da Anistia e a criação do código de ética.

12 comentários:

  1. Sinto um clima de parcialidade e conservadorismo nas últimas postagens desse blog, principalmente em relação à greve dos policiais militares da Bahia. Creio que isso seja uma manobra do alto escalão para que o clima de confiança da população se mantenha e que os policiais que ainda não resolveram lutar pelos seus direitos não o busquem, temendo fortes represálias.
    O Direito não socorre aos que dormem.

    ResponderExcluir
  2. O BLOG PERDEU A CREDIBILIDADE, ESTÁ DESESTIMULANDO O PROPÓSITO DE NOSSOS POLICIAIS QUE ESTÃO EM GREVE, NÃO TEM MAIS O QUE FAZER.

    A BAHIA VAI PARAR! A CULPA É DE VCS!!

    ResponderExcluir
  3. esse é um país de homens sérios onde muita gente põe a mão onde metalúrgico tem jatinho e nunca bateu um prego numa barra de sabão!
    esse é um país de homens sérios onde Zé Dirceu era mandão esse é o país da ideologia viva a democracia nunca mais a opressão!

    ResponderExcluir
  4. o blog perdeu a credibilidade!!

    ResponderExcluir
  5. Não nos decepcione Coronel sabemos que esse tipo de jornalismo não combina com VSª, então mantenha-se neutro. Se não quer ajudar não poste essas menssagens tendenciosas, parciais e com viés manipulador.

    ResponderExcluir
  6. o cel é realmente tendencioso,tá ganhando o que coronel?pretende voltar à atíva?

    ResponderExcluir
  7. Policia de Bonfim também entra em grevel
    04/02/2012



    Na manhã deste sábado dia 04, Policiais Militares lotados no 6 Batalhão de Senhor do Bonfim (foto),em reunião que aconteceu as 11 horas da manhã na sede do Sindiferro,com a participação do Dr. Marcilio assessor jurídico da AJUPM, entre outros oficiais, juntos decidiram pela adesão do movimento grevista iniciado desde a última terça-feira 31 em Salvador.
    De acordo com o advogado a ordem teria partido da capital, para que todos os batalhões da interior pudessem aderir ao movimento.
    Depois de reunidos no Sindi ferro os policiais se dirigiram a sede do batalhão, onde estão aquartelados, por tempo indeterminado.

    ResponderExcluir
  8. O blog perdeu o resto de credibilidade que tinha!!!

    ResponderExcluir
  9. Me senti decepcionado com este blog.Ja que venho, o acompanhando há um bom tempo.

    ResponderExcluir
  10. o sr. cel brandão com este blog virou fantoche do gov?

    ResponderExcluir
  11. Como um blog direcionado aos políciais militares posta um negocio desses, lógico que os governadores vão dizer que esta tudo tranquilo enquanto o mundo desaba, já que não ajuda também não atrapalhe nossos companheiros da Bahia o problema é esse, quando o aumento é para os políticos tudo é aceito pacíficamente infelizmente as outras classes são obrigadas a fazerem greve.

    ResponderExcluir
  12. ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE O IDIOTA DO PRISCO E A PM FORAM UTILIZADOS, HOJE PELO PSOL E PSDB, ONTEM PELO PT PARA ATINGIREM OS SEUS OBJETIVOS POLÍTICOS. A SOCIEDADE PRECISA AGIR COLOCANDO ESTES POLÍTICOS DE HOJE NO OSTRACISMO, NÁO REELEGENDO, NEM VOTANDO NOS SEUS INDICADOS. ELEGENDO GENTE NOVA. ATÉ QUANDO SEREMOS JOGUETE NAS MÃOS DESTA GENTE?
    ROBERTO BRANDÃO.

    ResponderExcluir