Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Greve ou terrorismo urbano?

Desde que iniciou-se a greve na PMBA, tenho postado notas, onde demonstro claramente minha opinião sobre movimentos paredistas na corporação. Participei, como disse anteriormente, como tenente, a greve de 1981, onde fui preso no 1BPM/FS e conduzido para o QG do Exercito, sendo enquadrado na Lei de Segurança Nacional e depois impronunciado. Posteriormente como capitão, participei em 1991, de outro movimento, onde em solidariedade ao meu irmão , Cap Brandao, na época,  hoje procurador do estado, me apresentei preso, ficando 10 dias, assim, no 7BPM. Em ambos os movimentos lutávamos pelos mesmo ideais e sonhos da luta de hoje. A diferença é que respeitávamos os cidadãos e os companheiros e não praticávamos atos terroristas, mascarados, para intimidar a população, causando transtornos a vida cotidiana. Não tomávamos na "marra", ou danificávamos viaturas, nem constrangíamos companheiros que não aderiam a paralisação. Sabíamos, como sabemos hoje, que apos a vitoria , apesar de muitos não participarem, todos ganhavam com o resultado, mas nem por isso praticávamos atos parecidos com filme de gangster ou de farwest. Precisamos lutar sim, por nossos direitos, mas acima de tudo respeitar os companheiros e a comunidade que servimos. A Policia Militar não suportara isso.

18 comentários:

  1. Mas Comando, o senhor acha mesmo que de outra forma que não fosse com a greve,conseguiríamos alguma valorizção para a classe? Esperar até quando?

    SD PM

    ResponderExcluir
  2. O que o Comando pratica contra o SD PM não seria o verdadeiro terrorismo? Não existe sequer um plano de cargos que seja respeitado,Companheiros com mais de 20 anos de serviços ainda como soldados.Isso é terrorismo.

    ResponderExcluir
  3. PM´s se vcs estão insatisfeitos com sua profissão e sua remuneração, mudem de profissão. Vão pra escola....
    Acha correto estar insatisfeito com a profissão que escolheu(?) e aterrorizar a população com atos de vandalismo com armas de fogo em punho?
    Espero que seus filhos nunca passem por situações como esta....

    A greve é um instrumento legal, desde que se respeite a legislação e cidadãos não sejam impedidos de ir e vir e estejam em segurança....

    O bom exercício da profissão não está atrelado ao seu rendimento, e sim, ao amor que temos por ela...

    ResponderExcluir
  4. Sou Roberto Brandão, Procurador do Estado. Sou da PM e participei ativamente dos movimentos de 1981 e fui o autor intelectual do movimento de 1991. A greve sempre foi e será um instrumento de pressão para buscar conquistas que os governos não enxergam. A PM, escudo da sociedade (Vejam o caos da paralisação) sempre foi tratada com desdém pelos governantes que não enxergam o seu importante papel. Mas daí a se assemelharem a marginais, espalhando o terror e praticando ameaças com arma em punho, é coisa de vagabundo.
    Este movimento ilegítimo chefiado por um bandido em que se permite que presida uma Associação de Praças, não representa a aspiração dos verdadeiros e nobres colegas, soldados da PM. Não se há de permitir que estes bandidos manchem a nossa história, a nossa PM. Soldados reajam, assumam a condução do processo para negociarem com o governo. Não permitam que bandidos os representem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem representa os ideais das praças?
      Vossa Senhoria e seu irmão é que não!!!!
      Vossa Senhoria hoje está navegando em outras águas, que moral tem em questionar a legitimidade de nosso movimento?????
      Se um Soldado ganha 1.700,00 deve se calar e achar que tudo está a mil maravilhas por conta de quem????
      Quem sente sua dor é que geme meu amigo, se Deus lhe deu oportunidade, boa sorte. Agora dizer que nós somos marginais, vá procurar o que fazer, defendendo o seu amigo Jaques Wagner, pois só queremos um salário mais justo, que irá se traduzir em dignidade, respeito e bem estar para nossas famílias, mesmo com pessoas de de sua estirpe e mal caratismo dentro da Corporação.

      Excluir
    2. Caro desafeto. Apesar de se encobrir pelo anonimato respondo que tenho legitimidade para falar da PM em razão de ter participado de movimentos vitoriosos e que trouxeram melhorias para a nossa PM, Nunca deixei de navegar nas águas da PM porque sou PM de corpo e alma. Acho o movimento legítimo e somente assim conseguiremos melhorias que os governantes negam, só não concordo com a bandidagem, com o desrespeito a lei e a ordem, com o patrocínio do terrorismo.
      Procure conhecer a minha história que nunca se escondeu no anonimato. Fiquei preso 59 dias em 1991 e conseguimos vencer sem sermos bandidos.

      Excluir
  5. Roberto Brandão


    mas o Estado não quer negociar.Infelismente o senhor já se esqueceu que um dia foi um de nós

    ResponderExcluir
  6. Só sei que o governador não sabe governar um estado como a Bahia. Ele se elegeu pela esquerda e está governando como a direita sempre governou. É um coronelzão arrogante, afetado, implacável, prepotente e incompetente.

    Ele está louco... ou não está se importando com a nossa vida, afinal ele nem é baiano.

    Ele está se mostrando um direitão, um grande pelego. Cade o JW dos velhos tempos de polo ? Que liderava greve e fazia piquete jogando dominõ e tomando cachaça de abaíra com os peões ? Acabou... agora é um capitalista selvagem! Naquela época, o PT era oposição e todas as nossas greves eram legais. E os da direita sempre anistiaram depois delas, sempre nos beneficiaram com o nao desconto dos dias parados. Não dá para entender mais nada...

    ResponderExcluir
  7. Talvez o JW pense que policial não é humano. Não paga aluguel, prestação, não come, nao tem filhos q dao despesas, nem nada.

    é melhor alguem acordar ele. antes que ele acabe conosco e com nosso estado.

    ResponderExcluir
  8. Vcs oficiais da pm/Ba (um não é mais), usaram bastante esses mesmos policiais como massa de manobra, agora estão com essa conversa demagogica, de cautela,democracia, diálogo,etc. São uns verdadeiros pelegos, não conseguiram nada na politica e não teem moral nenhuma para criticar os nossos verdadeiros PMS. Capitão fique ai escondido, pois serás tambám beneficiado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente os covardes atacam encobertos pelo anonimato. Usamos sim os policiais, com dignidade, e conseguimos, através de greves, melhorias substanciais para a nossa PM. Sou Procurador do Estado e Major da PM, com muita honra. Pelego e covarde é quem se esconde no anonimato. Verdadeiros PMs são os que lutam, como lutamos, respeitando a lei e a ordem e não agindo como bandidos.
      Roberto Brandão

      Excluir
  9. Sou sargento reformado da pmmg,e quando estou sozinho longe de casa e avisto um PM,imediatamente me vem a sensaçao de estar vendo um parente meu,por isso não vejo razão para abandonarmos nossos irmãos e suas crianças nessa hora de afliçao, pelo simples fato do envolvimento de uma corrente polica que está a frente do movimento n ão ser do agrado de todos,hora chamá los de bandidos e abandoná los, é no minimo contraditório,pois os PMs de todo o Brasil estão com os corações apertados de medo dos senhores serem humilhados pelas tropas federais,mas pelo que vejo o sentimento desses Pms Baianos não é o mesmo dos demais PMS,pois voces estão encontrando espaços para politicagem e ainda invocam suas historias de lutas para justificar a indiferença à nossa farda ,esqueçam isso comprem a briga e se por ventura tiver algum crime a ser punido que se puna,indiferente de ser procurador ou pm participe do movimento pois se o sr falou que ama a PMBA eu tenho certeza que sim,mas se ela já esta na briga o certo é brigar e depois lavar a roupa suja senhores,pois uma derrota nesse momento compromete todas as possiveis conquistas pleiteadas pelos srs.A história da PMBA não começa com o soldado prisco,mas la atras com o soldado DANTAS"Inconfidente"
    pois indiferente do nome dado à sua instituição para os brasileiro ele era uma soldado baiano,Portanto senhores esses caras não são ANARQUISTAS nem BANDIDOS eles são PMs e não existem explicações aceitáveis para abandona los,os verdadeiros PMs devem se juntar a eles e se for o caso elegerem outros lideres e ate prender, se tiver provas ,os bandidos infiltrados ,papo diferente disso ,para mim não passa de lero lero para não lutar,indiferente das vitorias e derrotas do passado a nossa farda esta exposta la na assembleia legislativa e é pra lá que devemos ir,alias se eu arrumar dinheiro eu vou tambem. José Neres PMMG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens companheiro por sua apresentação. Estaremos sempre ao lado da legalidade e da justeza do pleito dos nossos colegas. Há justa pretensão e a luta deve continuar sem atentar contra a sociedade, sem atos de terrorismo, sem queima de ônibus, afinal somos defensores da sociedade. Nunca serão abandonados se o pleito não se transformar em terrorismo armado. Um abraço. Roberto Brandão

      Excluir
  10. Só tem santo aqui.. Deveriam ter verdadeiras homenagens aos senhores no nosso Estado.

    E apenas respondendo ao cidadão acima que disse que "vá estudar .. "

    A minha resposta é uma só:

    "eu até tento estudar, mas a carga horária não deixa.. "

    ResponderExcluir
  11. Senhor, seu caso é claro: se fosse um praça estaria escluido como Prisco, mas como é oficial, esta muito melhor que na época. Sabemos que existem duas polícias, a dos oficiais, que ganham bem, tem escalas justas e são injustos; e a dos praças, que ganham mal, cumprem escalas no mínimo desumanas e são escluídos e humilhados pelos seperiores.
    Á história so pode ser modificada com revolução. Não existe mudança sem revolução portanto, greve já,para que os Praças possam tem uma vida digna como a sua.

    ResponderExcluir
  12. É brincadeira: oficial falando mal de praça. Nada mais que o trivial. O caro colega acima tem razão, vcs oficiais vivem em outra polícia e querem dizer que a greve é ilegal e parcial. Mentira. Não existem policiais militares nas ruas das cidades baianas. Sem greve os pm ficarão como sempre de mãos atadas sem poder lutar por melhorias salarias, justas, digasse de passagem.

    ResponderExcluir
  13. ELES ESTRELADOS RECEBEM DASSSSSSSSE DAIIIIIIII
    PRA QUE GREVE ELES SE APOSENTÃO COM SALARIOS DE GOVERNADORES!!!!

    ResponderExcluir
  14. ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE O IDIOTA DO PRISCO E A PM FORAM UTILIZADOS, HOJE PELO PSOL E PSDB, ONTEM PELO PT PARA ATINGIREM OS SEUS OBJETIVOS POLÍTICOS. A SOCIEDADE PRECISA AGIR COLOCANDO ESTES POLÍTICOS DE HOJE NO OSTRACISMO, NÁO REELEGENDO, NEM VOTANDO NOS SEUS INDICADOS. ELEGENDO GENTE NOVA. ATÉ QUANDO SEREMOS JOGUETE NAS MÃOS DESTA GENTE?
    ROBERTO BRANDÃO

    ResponderExcluir