Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

Como ficamos?

Foram libertados ontem os quatro PM presos  preventivamente, a disposição da Justiça Federal, por terem abordados uma viatura da PF, com chapa fria, ( pertence a uma moto devidamente registrada no Detran) sob a alegação de terem "atrapalhado" as diligencias que estavam sendo executadas pelos agentes federais. Sem entrar no mérito, conheço varias diligencias equivocadas executadas por eles, sem que tenha havido decretação de  igual prisão preventiva aos executores. Sei também, que em uma cidade do sertão baiano, uma guarnição de PM, não deve abordar um carro a noite, com "chapa fria" e quatro homens no seu interior, em uma região onde acontecem cotidianamente assaltos a bancos, por grupos fortemente armados, da  mesma forma que se aborda um casal saindo do Shopping Iguatemi, sob pena, de receber um tiro de AR 15  na cara. Afora isto, a Policia Federal, chefia hoje as Secretarias de Segurança Publica de dezena de estados brasileiros, ocupando os cargos estratégicos que deveriam ser de Delegados da Policia Civil ou Coronéis da PM,  numa politica clara do Governo federal de intervir nas SSP estaduais e por isto, devem tratar seus "subordinados" com respeito e companheirismo, para manter a aceitação tranquila da decisão federal e a convivência  harmoniosa entre os componentes das três policias. Só assim teremos eficiência e eficacia nas ações  dos policiais civis e militares, que tem que agir imediatamente quando acontece um fato (um assalto,por exemplo) diferentemente deles que apos investigar por longo tempo uma ação delituosa, de posse de mandados judiciais, na madrugada, com cobertura da Rede Globo executa suas missões sem disparar um tiro. Respeito é bom e nós exigimos.
Leia a opinião o Dep Capitao Tadeu :


As contradições da Justiça Brasileira
O Poder Judiciário é a última instância de esperança dos cidadãos. Quando falha ou erra, a Justiça deixa as pessoas órfãos de cidadania. Muito preocupante foi a afirmação corajosa da Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Drª Eliana Calmon, sobre a existência de “bandidos de toga”.
Já imaginou, um cidadão recorrer à Justiça para se proteger de um bandido e encontrar outro para julgar o caso. É o fim do mundo!
Da mesma forma quando um cidadão encontra um policial bandido, um deputado bandido, um advogado bandido, por aí afora...
Alguém já disse que lugar de bandido é na cadeia. É certo que com respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, mas na cadeia.
Pois bem: o banqueiro Cacciola lesou o sistema financeiro foi preso e logo em seguida posto em liberdade pela Justiça Federal. Aproveitou e fugiu para sua outra terra natal, a Itália. Foi preso em Mônaco, extraditado para o Brasil e hoje, mais uma vez, é posto em liberdade condicional. Disseram que a lei permite.
A grande imprensa brasileira foi impedida pela Justiça Federal de divulgar uma investigação sobre o filho do Presidente do Senado (e Ex-Presidente da República) José Sarney.
O banqueiro Daniel Dantas foi posto em liberdade porque a Justiça Federal entendeu que as provas produzidas pela Polícia Federal eram ilegais.
Cinco Ministros do governo Dilma foram demitidos sob acusação de corrupção e mesmo assim saíram aplaudidos. A Justiça Federal abre processo, mas os ex-ministros estão soltos. A lei permite. Tudo bem!
O Ex-Governador do Distrito Federal do DEM, Arruda, foi preso e afastado do cargo por corrupção. Hoje está na rua.
O atual Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do PT, embaraçado até o pescoço com denúncias de corrupção, sendo processado pela Justiça Federal, mas continua solto e administrando o governo numa boa.
Enquanto isso, aqui na Bahia, 7 policiais militares estão presos preventivamente pela Justiça Federal só porque abordaram pessoas armadas, em uma caminhonete. Eram policiais federais em investigação sigilosa, em uma pequena cidade do Sudoeste Baiano. Detalhe: conduzindo um veículo com placa fria do Paraná. É o gato escondido com o rabo de fora.
Sentindo-se desmoralizados, os Policiais Federais apenas com os seus testemunhos, conseguiram a prisão preventiva dos policiais estaduais na Justiça Federal. Aquela mesma que soltou banqueiros e não prende ministros corruptos.
Os federais fazem uma missão sigilosa desastrosa, deixam-se notar pelas pessoas, que os denuncia e se sentem humilhados com uma abordagem policial.
Com tantos assaltos a banco pelo interior, como não abordar pessoas em atitude incomum para a região?
Só para lembrar: no Rio do Janeiro, Nem, o maior traficante do Estado, só foi preso porque a PM abordou o carro que era conduzido por alguém que se passava por um Cônsul do Congo. Já pensou se a PM não o abordasse só porque ele se dizia Cônsul do Congo?
E agora? Policiais presos por agirem corretamente e a Justiça Federal, tão meiga e compreensiva com os bandidos do colarinho branco e dura-injusta com os policiais.
Todo bandido, seja policial, banqueiro, juiz, deputado, mecânico, manicure ou artista tem que pagar por seus erros, mas os inocentes devem ser protegidos. A justiça não pode ser “caolha”: cega para os pobres e vidente para os poderosos.
É por essas e outras que a violência no Brasil e na Bahia ultrapassou todos os limites!
Capitão Tadeu Fernandes 

Um comentário:

  1. Deplorável, sob todos os aspectos, a preventiva dos PMs. É como vivessemos,ainda,em um estado de exceção, com atrabiliários atécnicos agindo e uma justiça míope e incompetente atuando. Sairemos desta quando a subserviência se transformar em autonomia, quando impusermos nossa importancia, quando o discurso demagógico dos nossos pseudos representantes se transformarem em ações concretas.
    Roberto Brandão

    ResponderExcluir