Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

UPP: POLICIAIS TERÃO REMUNERAÇÃO DIFERENCIADA.

O secretário de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, em conversa com o Bahia Notícias, explicou mais detalhes do projeto baiano de se apropriar do conceito carioca de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) para a implantação em Salvador. De acordo com ele, que esteve presente na tarde desta terça-feira (1º) ao evento que marcou a primeira visita de Dilma Rousseff como presidente da República à capital baiana, a meta de já ter quatro UPPs instaladas no final do ano será cumprida, com os policiais comunitários já treinados e recebendo uma “remuneração diferenciada”, conforme afirmou. Maurício detalhou que os agentes que atuarão neste novo modelo receberão disciplinas extras na academia de policiamento comunitário, conforme o projeto da pasta homônima do Rio de Janeiro, e que em até quatro meses um soldado pode ser preparado para entrar em ação.

(Felipe Campos)

Bahia Noticias

2 comentários:

  1. "Um erro bastante comum que se observa em algumas administrações públicas no Brasil consiste na tendência de copiar experiências de outros estados ou, até mesmo, de outros países, sem prestar atenção às condições institucionais, geográficas e culturais..."

    Jorge Ferreira Melo, coronel PM, professor e pesquisador do Progesp da UFBA.


    A discussão sobre UPPs é importante, mas levou a um reducionismo. Por outro lado, exatamente por estarmos tão focalizados nas UPPs , que esquecemos do nosso interior, o estado da Bahia é extenso e muito diferente do Rio, temos que observar que nossa realidade existe suas peculiaridades e diferenças. Grande investimentos de homens nas UPPs, irá demonstrar com isso que outras areas serão menos valorizadas.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizar uma insituição dessas é sempre uma honra a todos, a segurança que nos proporciona e que vem cada dia melhorando, mas também nem tudo são "estrelícias", em cidades interioranas os homicídios e os roubos aos bancos ainda é frequente e se dá a falta de policiais ostensivos, por exemplo, no Sul da Bahia tem cidades com dois policiais trabalhando durante o turno diurno e dois noturnos, às vezes três, e sem lembrar-se de Itabuna que em um ano saltou da décima primeira posição a terceira este ano, inclusive ganhando os noticiarios da imprensa. E em época de carnaval então as coisas ainda se complicam ainda mais, onde tem grande contigente de turistas e um pequeno número de PMs nas ruas para cumprir o que seu estatuto manda que é proteger a comunidade. Policiais indo pra reserva, se aposentando, finalizando uma carreira de dedicação, disciplina e hierarquia, e a reposição de novos pms onde está? Os novos PMS não atingem suficiemente a demanda necessária.
    Olha a Copa..Convocação ja

    ResponderExcluir