Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Polícia Militar da Paraíba (PMPB) em Greve…

A PEC 300 desejo de 1000 em cada 1000 policiais, continua rendendo manifestações em todo país. Passeata em Salvador, audiencia publica em varios estados, caminhada e manifestação em Brasilia e agora greve na PM e Bombeiros da Paraiba. A situação financeira dos estados e o risco da reação em cadeia pelos outros funcionarios é a justificativa maior dos governadores, que reagem mobilizando sua base parlamentar no Congresso Nacional para votar contra a aprovação da emenda constitucional. Enquanto isso, a seguranca publica exige eficiencia, dedicação e constantemente a vidas dos policiais. É necessário um estudo e uma solução urgente para a valorização funcional e financeira dessa classe tão sofrida e que se arrisca diariamente em defesa dos cidadãos.

publicou no Blog Abordagem Policial:

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) vive uma situação constrangedora: o governador derrotado no último pleito eleitoral, que concorria pela reeleição, resolveu mandar à Assembleia Legislativa da Paraíba pouco antes do término do seu mandato, a proposta de adequação salarial das polícias estaduais de acordo com o que preceitua a Proposta de Emenda Constitucional nº 300, a PEC 300. Porém, o governador eleito, Ricardo Coutinho, do PSB, alegando indisponibilidade de recursos, vetou o projeto após aprovado na Assembleia, o que gerou o que chamamos popularmente de “tirar o doce da boca da criança’.

O resultado é que os policiais vem se mobilizando já faz algum tempo, reivindicando as melhorias salariais e cumprimento de outros direitos que vêm sendo ignorados pelo governo. Ontem, liderados pelo ex-deputado federal Major Fábio, os policiais decidiram em assembleia por deflagrar uma greve geral das polícias civil, militar, agentes penitenciários e bombeiros.

Representantes do governo se reuniram hoje com lideranças do movimento, apresentando uma proposta que não foi aceita por estes últimos:

Governo e Segurança não chegam a um consenso e greve da PM continua por tempo indeterminado; Nonato avisa que vai aguardar contraproposta

Terminou sem avanços a reunião entre representantes da Segurança e Secretários do Governo Ricardo no inicio da tarde desta terça-feira (01) no Centro Administrativo Estadual . Sem consenso, a PM decidiu manter a greve por tempo indeterminado em todo o território paraibano. Ainda não há previsão para uma nova rodada de negociações.

O Secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, explicou que solicitou da categoria a elaboração de uma contraproposta com todas as reivindicações concretas. “Nós apresentamos hoje uma proposta e vamos aguardar uma contraproposta com as reivindicações concretas, só a partir daí é que poderemos tomar alguma providência”, disse.

O Governo já anunciou que pediu ao Ministério da Justiça a presença da Força Nacional de Segurança, e qualificou a greve das polícias como ilegal:

“Ricardo Coutinho revela que já pediu Força Nacional e ilegalidade da greve da Polícia

O governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou no final da manhã desta terça-feira, 1º, que já solicitou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o apoio da Força Nacional de Segurança e que também já pediu a ilegalidade do movimento grevista dos policiais militares, civis, agentes penitenciários e bombeiros militares.

Ricardo reafirmou que o estado não tem como pagar o reajuste aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado, que ficou conhecida como PEC 300, por dois motivos. ‘Primeiro por que a justiça já se pronunciou e disse que é ilegal e segundo por que o estado está quebrado e não tem condições de em 50 dias pagar um reajuste como este’, destacou.”


Apesar das informações e contrainformações que sempre permeiam este tipo de movimento, observando o relato de alguns policiais nas redes sociais, parece que a mobilização é significativa. É preciso que os PM’s paraibanos atentem para a legalidade de suas ações, pois o desdobramento judicial pode ser perverso individualmente – vandalismos e irresponsabildades só fazem desacreditar o movimento.

Desejamos boa sorte aos policiais mobilizados, e que o espírito de de grupo seja enaltecido também em outras corporações pelo Brasil. Aguardemos as próximas notícias…

Autor: Danillo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário