Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O questionável papel da Guarda Municipal em Feira de Santana


A criação das Guardas Municipais, tem provocados discussões, ciumeiras e preocupações nos diversos setores da comunidade. Enquanto uns se preocupam na perda de poder das policias, outros entendem que as guardas não devem se tornar em outra organização armada, envolvida em combate a criminalidade, obrigando às prefeituras a adquirir armas, equipamentos, coletes e criar corregedorias para apurar os possíveis desvios de conduta dos seus integrantes. A população, não poderá estar mais uma vez a mercê de corporações, mal treinadas,"vaidosas' com o poder, trazendo mais malefícios do que soluções para a segurança publica. O emprego das GM em vigilâncias, guardas patrimoniais e policiamento de parques, jardins, escolas, dosoneraria a PM dessas atividades, podendo se preocupar com ações mais eficientes de policiamento ostensivo e de combate ao crime. È preciso estabelecer objetivos e prioridades para as guardas municipais, para não se desperdiçar recursos públicos e se estabelecer disputas desnecessárias de prestigio entre os diversos segmentos responsáveis pela manutenção da paz social.

Leia o texto do Blog da Feira:



Estamos assistindo há alguns dias as ações dos guardas municipais na cidade de Feira de Santana e algo tem chamado a atenção: a quantidade de prisões, “flagrantes”, prevenções de atos de vandalismos e prisões por tráfico de drogas.

Segundo a Constituição Federal, a guarda municipal tem como função preservar a ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, porém o que se vê em nossa cidade é o avesso do que está exposto na Constituição, ou seja, pessoas totalmente despreparadas, sem o mínimo conhecimento de leis, como, por exemplo, do direito de ir e vir atribuído a todo cidadão.

Esta semana, presenciei um fato que me deixou indignado: uma abordagem “policial” a um grupo de pessoas que estavam reunidas, jogando conversa fora, na Praça de Alimentação e, em poucos instantes, foram escorraçadas por esta nova policia sem nenhum tipo de explicação. Penso que as pessoas que ali estavam mereciam, no mínimo, respeito; independente do que estivessem fazendo ou cometendo, pois, antes de qualquer coisa, são seres humanos. Além deste fato que presenciei ao vivo e a cores, é corriqueiro escutarmos nas rádios de Feira de Santana várias ações de combate praticadas por esses guardas, responsáveis por proteger patrimônio, realizando prisões e até desarticulando quadrilhas.

Já convivemos com uma Policia Militar truculenta e ineficaz, que por hábito ou vício vive abusando do poder, por isso me vem à cabeça algumas indagações: será que teremos que permanecer alienados ou míopes diante de tais fatos? Ou devemos gritar em ritmo de protesto em relação aos fatos ocorridos esta semana e em outras tantas para que o Governo Municipal se manifeste quanto às ações deste tipo de guarda? Parece que estamos voltando aos tempos do Velho Deraldão, de resolver tudo na base da porrada para defender certos interesses.

A Secretaria de Prevenção à Violência do município de Feira de Santana deveria aproveitar estas pessoas para desempenhar de fato o papel que lhes cabe, ou seja, guardar escolas, feiras-livres e espaços públicos, ao invés de contratar, absurdamente, empresas de seguranças, gastando assim mais dinheiro público. Entende-se dinheiro público aqui por aquele que sai do nosso bolso por meio de pagamentos de impostos.

Em minha opinião, é urgente começar a dar limites à guarda municipal da cidade de Feira de Santana, caso contrário, em longo prazo, teremos que pagar um grande preço por sua ineficiência.

(Texto de Pedro Henrique Caldas)



redacao@blogdafeira.com.br

2 comentários:

  1. [b] nada a ver o que voce citou a sou vigilante de agencia bancária e sou a favor desta guarda ai com um trabalho ostensivo e sem dúvida nenhuma é mais uma segurança pra nosso municipio!! voce deve ser mais um frustado com as ações da guarda civil, deve ser porque voce deve andar bastante no erro!! so lamento pra pessoas como voce alias pouco pode fazer apenas olhar a ação da GUARDA CIVIL MUNICIPAL desta city!! avante guerreiros!

    ResponderExcluir
  2. tambem sou de acordo com a ação da guarda.

    ResponderExcluir