Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Promoções na PM.


Há muito não sabia o que dizer e apesar de fazer parte do Alto comando da PM, ninguem me dizia o que eu queria saber: Porque tanto tempo sem promoção. Horrivel, para quem acha que a informação é direito de todos e o cumprimento da lei é obrigação do Estado.Ontem no aniversário da nossa PM, finalmente saiu a tão sonhada promoção e apesar de não saber de nada, fiquei feliz. Companheiros que esperavam ha tempo a tão sonhada promoção, tiveram momento de alegria e injeção de esperança e sonho. Gostei muito do texto com um pedido do jovem ten PM Danilo, autor do blog Abordagem Policial:

Promoções na PMBA e um pedido de aniversário.
18fev2011 Em: Opinião, PMBA Autor: Danillo Ferreira

A Polícia Militar da Bahia acabou de promover um grupo de oficiais, após a interrupção de alguns meses na periodicidade das promoções. Tenentes promovidos a capitães, capitães a majores, majores a tenente coronéis e tenente coronéis a coronéis. Trata-se dum momento ímpar para aquele que é promovido, e, de certo modo, frustrante para aquele que esperava a promoção que acabou não ocorrendo, afinal, mesmo com vagas em aberto, o estado dificilmente (ou nunca) promove no ritmo de suas necessidades funcionais e de valorização.

Ao parabenizar um amigo pela nova jornada hierárquica que a partir de então iria assumir, ele confidenciou-me que “após 10 anos no mesmo posto, mesmo trabalhando com satisfação, a promoção é algo que motiva a gente, que traz um alento, uma sensação positiva sem igual… seria importante termos mais momentos como esse em nossa vida profissional. Isso reflete em tudo, inclusive na produtividade!”.

Creio que a promoção não agrada o profissional apenas pela modificação salarial, mas também pelas novas funções que irá exercer, pelo valor simbólico de reconhecimento dos trabalhos e pela ascenção social que representa. Trata-se duma maneira legal e legítima de reforçar positivamente aqueles que se esforçam honestamente pela garantia da segurança pública, desenvolvendo diariamente soluções técnicas para a violência.

Se os oficiais reclamam pela descontinuidade nas promoções, as praças têm ainda mais motivos para isso. Existem soldados baianos que, com mais de vinte anos de serviço, nunca tiveram aquele prazer descrito pelo companheiro acima. Por uma série de distorções na criação e no descumprimento das leis por parte do estado, a ascenção profissional na PM da Bahia está prejudicada de maneira alarmante no quadro das praças.

Recentemente, fora realizado um concurso para sargentos, algo positivo, mas ainda pouco para comportar os policiais que têm década ou décadas de serviço, mesmo porque, passar num concurso concorrendo com PM’s recém ingressos na corporação é difícil para aqueles que vivem uma dinâmica alheia aos estudos, já dedicados aos desafios familiares.

Mas este é apenas um problema na multiplicidade de fatores que se impõe a quem tenta estudar as questões de ascenção profissional na PM baiana. Pergunta-se onde estão as promoções para a recém-criada graduação de cabo, reclama-se por aqueles que, por terem muitos anos de serviço, deveriam ser diretamente promovidos a sargento, e não a cabo. Outros se insurgem contra a pouca diferença de salário entre as graduações.

Dentro dessa gama de interesses e (des)entendimentos sobre qual deve ser a política de carreira da Corporação, o certo é que as leis vivem sendo descumpridas por quem deveria por elas zelar: o próprio estado. Eis a grande distorção. Caso não ocorresse esta perversão, o salário seria melhor, mesmo não agradando a alguns, as promoções ocorreriam, mesmo com uma incongruência aqui e ali, enfim, a motivação, a produtividade, e, como dizia meu amigo, “a sensação positiva sem igual” estariam sendo geradas.

Que o estado cumpra as leis: este é meu pedido de aniversário pelos 186 da Polícia Militar da Bahia, comemorados no último dia 17. Será que é pedir muito?

3 comentários:

  1. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/02/cabines-de-seguranca-em-salvador-viram-quiosques-e-depositos-de-lixo.html

    é dessa forma que esta a segurança pública em salvador e o governo mesmo assim não quer reforçar o efetivo ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. SINCERAMENTE EU ESTOU NA MINHA ULTIMAMENTE SO ACOMPANHANDO, NAO SEI MAIS O QUE EU FAÇO, NAO ESTOU DESISTINDO E NAO ESTOU PERSUADINDO A NINGUEM DESISTIR, PELO CONTRÁRIO, TEMOS QUE TER FORÇA, POIS O QUE ESTAMOS PASSANDO, TURMA NENHUMA PASSOU! ESTOU DIZENDO ISSO PORQUE SEMANA PASSADA FIZ UMA AUDITORIA AQUI COMIGO MESMO DE TUDO QUE JA ACONTECEU NAS CONVOCAÇÕES ANTERIORES A ESTE CERTAME NAO SE COMPARA AO QUE ESTA ACONTECENDO CONOSCO. RECAPTULANDO A FASE FINAL (ULTIMOS CAPITULOS) DE NOSSA "NOVELA", O GOVERNADOR ANUNCIA CORTE NO ORÇAMENTO E ESTÁ NEM AI PARA A SEGURANÇA PUBLICA DA BAHIA (QUE ESTÁ "QUEIMADA" EM TODO O BRASIL), EM SEGUIDA A PRESIDENTA INFORMA QUE O CORTE NAO INTERFERIRÁ NO NORDESTE E REAFIRMA A "PARADA" DOS CONCURSOS PUBLICOS, SEM FALAR NAQUELA EDIÇÃO TOTALMENTE ESTRANHA DO DOE, QUE MENCIONA O AGUARDO DE 509 PMS E 567 AGENTES PENITENCIARIOS PARA UM EDITAL QUE FOI DE 80 VAGAS!!! QUAL FOI A TRIAGEM DOS 15 MIL SERVIDORES, COM RELAÇÃO À SSP-BA, SEGUNDO MANUEL VITÓRIO?? CADE OS DADOS DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2011 BASEADOS EM CONTRATAÇÃO DE 4070 POLICIAIS? CADE O DADO POSTERIOR DE 3600? MEUS COLEGAS: SO TEMOS ESPECULAÇÕES E CONTRADIÇÕES! NADA CERTO!
    EU REALMENTE ESTOU MUITO PREOCUPADO PORQUE VEJO QUE A SITUAÇÃO JÁ FUGIU DO NOSSO CONTROLE, A UNICA COISA QUE TEMOS DE CONCRETO É A NOSSA TEORIA RACIONAL DE QUE O ESTADO E A PM PRECISAM DE EFETIVO. NAO PODEMOS NEM NOS MANIFESTAR TAMBEM POR VÁRIOS MOTIVOS: ESTARIAMOS NOS PREJUDICANDO, NAO TEMOS DIREITO PORQUE NAO SOMOS CITADOS EM EDITAL COMO TURMA REMANESCENTE E SIM EM REPOSIÇÕES MÍSERAS, E TAMBEM PORQUE NAO PODEMOS CRIAR UMA MANIFESTAÇÃO BASEADA EM DADOS ESTATISTICOS...
    -
    FORÇA PESSOAL.
    A MIM MESMO E A TODOS!
    ALGUÉM HA DE OLHAR POR NÓS!

    ResponderExcluir
  3. pois é as promoções dse oficiais eles daõ em 08 e 08 anos, mais a promoção dos praça que é uma so quando ele chega aos 25 anos de serviços o que é um abisurdo eles querem mudar retroagindo a lei pra prejudicar,a ACSPMB ira ietervir nesse abuso de autoridades o maisrapido possível ate porque o tempo da ditadura ja passou o Governador e Coronel

    ResponderExcluir