quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
A hora e a vez da polícia.
Um ditado africano diz que não existe problema sem solução; que não há solução sem defeitos e que não há defeitos que não possam ser corrigidos. No dia em que os chefes do executivo federal e dos estaduais tomaram posse e discursaram, o mundo celebrava a confraternização universal.
Como policial e professor meu desejo faz coro aos milhões que torcem para que eles comecem bem.
A meu ver, o tema da segurança forma, com a educação e a saúde, o tripé decisivo para o êxito e a sustentabilidade dos governantes.
Principiar bem nas políticas públicas será olhar para as forças de segurança. O fato de as questões de segurança pública serem tratadas como assunto de Estado, e não de governo, é um avanço relevante.
Sabemos que já estão olhando. Agora é chegada a hora de escutar, de conhecer melhor, de investir mais, de acreditar e, o mais difícil de tudo – de saber que o modelo pode ser diferente. Urge que seja.
Confraternização significa estar com os fraternos. Contudo, se o arrefecimento de valores fundamentais como o respeito à lei, à disciplina e à autoridade, guiar os jovens, teremos o indesejável – mais presídios em detrimento de escolas.
O calor das discussões sobre a segurança, por conta do filme Tropa de Elite 2 e pelos acontecimentos no Rio de Janeiro em 2010, não devem sair da agenda.
Não poderemos negligenciar esse dever, como traz o artigo 144 da Constituição: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. São as forças de segurança que administram emergências, calamidades e insurgências de toda ordem, enfim, cabe a elas dar pronta-resposta.
Para haver excelência na segurança, ou seja, prestar o melhor atendimento com o menor custo material e humano, deve-se investir na formação de quadros.
No caso de São Paulo, nossos procedimentos e ações internas levaram a consecução de matriz organizacional que busca menos mortes, menos lesões, menos sofrimentos, menos dor; para isso nos valemos de vigorosos treinamentos e de gestão por resultados.
Maior reflexão, melhor planejamento, melhor formação e melhores resultados estão ocorrendo pelas escolhas acertadas e pela replicabilidade das boas práticas policiais, que têm realimentado todo o sistema, entrando em um círculo virtuoso de resultados favoráveis, como comprovam as recentes estatísticas sobre homicídios.
Hoje, a grande ênfase passa a ser dada ao perfil do novo policial, que deve ter excelente relacionamento interpessoal e capacidade de mediação de conflitos.
O ganho que se tem nas crises é a possibilidade de mudar de patamar. Se aprendermos a lição, poderemos lecionar; caso contrário, vamos lesionar.
Na prática, precisamos deixar claro para todos que eficiência policial e respeito aos direitos humanos são mais do que meramente compatíveis entre si: são mutuamente necessários, indissociáveis.
Sabemos que as ações de polícia, na ponta da linha, é que indicam o verdadeiro termômetro de nossa democracia.
Ronilson de Souza Luiz, doutor em educação, é capitão da Policia Militar de São Paulo e docente no Centro de Altos Estudos de Segurança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cel brandao. no diario fala que estar esperado 509 soldado isso quer dizer que nao estar certo ainda as definissoes ou o que estar acontecendo
ResponderExcluirserá que o senhor tem como nós agudar ou já é caso perdido.por que se for perdemos mais de dois ano de nossas vidas com uma expectativa que era uma ilusao e ninguem nao sabia. mais apesar de quelquer coisa que venha a acontecer o senhor vai ser lembrado por todos nós .
coronel, hj foi mais um dia conturbado por parte dos excedentes, devido a postagem no DOE, sobre a convocaçao de 509 Soldados, que devem incluir os subjudices + as vagas em aberto do certame. O senhor poderia nos atualizar e postar se REALMENTE o governo cumprirá apenas o edital, sem a possibilidade de poder aproveitar uma parte ou todos os excedentes que não fazem parte do numero de vagas em aberto no momento? obrigado
ResponderExcluirCARO CEL. BRANDÃO,
ResponderExcluirGENTILMENTE PEÇO QUE SE SOUBERES DE ALGO SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, NOS INFORME OU SOLICITE A ALGUEM DO SETOR COMPETENTE A NOS INFORMAR.
NO DIARIO OFICIAL PAGINA 05 DE HOJE DIZ SOMENTE CONVOCAR 509 SOLDADOS. DESSES 509, HAVERÁ INAPTIDOES, FALTOSOS, CONTRA-INDICADOS E POSSIVELMENTE REPOSIÇÃO.. MAS SERIA INTELIGENTE REPOR AOS POUQUINHOS? SENDO QUE A EXTENSÃO DO CONCURSO VENCE EM JULHO DESTE ANO.
CADÊ A PRIORIDADE DA SEGURANÇA PUBLICA POR PARTE DO GOVERNO? CADE A INTENÇÃO DA PM EM QUERER CONVOCAR UMA NOVA TURMA DE EXCEDENTES.
MUITO GRATO PELO VOSSO APOIO CHEFE.
O SENHOR É O ÚNICO ELO QUE TEMOS COM A PM, NOSSO CONCURSO E O ESTADO.
CEL. BRANDÃO,
ResponderExcluirFAÇO DAS PALAVRAS DO COLEGA ADILSONETO AS MINHA, O SENHOR É NOSSA LUZ NO FIM DO TÚNEL, NOS ALIVIE DESSA ANGUSTIA E DA FALTA DE INFORMAÇÕES CONCRETAS QUE NOS CERCA.
OBRIGADO POR TUDO E SEI QUE NÃO VAI NOS DEIXAR SEM RESPOSTAS.
Senhor Cel Brandão, sei que falastes que não ia mais postar nada ao nosso respeito (excedentes sd pmba/2008), mas que iria nos ajudar por fora. Porém hoje surgiu algo que me deixou muito abalado, creio que não só eu, mas como todos excedentes que esperavam uma nova turma. Como não temos a quem recorrer, gostaria de uma informação a respeito do acontecido. Veja o que saiu hoje no DOE:
ResponderExcluirAdequar as contas públicas à realidade econômica
Também será adiada a realização de concursos públicos. Aqueles já realizados serão mantidos e os candidatos aprovados chamados a assumir os cargos. Na pasta da Educação, 3.200 novos servidores serão efetivados, enquanto na Segurança Pública são esperados 509 soldados e 567 agentes penitenciários.
http://www.egba.ba.gov.br/diario/DO17/DO_frm0.html
Cel Brandão, só temos o senhor... Olhai por nós! Essa notícia do DOE nos deixou cabisbaixo, sem direção...
ResponderExcluirbom dia cel.brandao mais uma vez venho a lhe pedi alguma informacao que venha a aliviar a nossa aflicao como adilsoneto falou a cima o senhor é a nossa ponte que podemos triar e seguir em frente por que até o momento só o senhor demostrou binteresse em nos agudar.nos agude de alguma forma para podemos tomar uma posicao em nossas vidas.
ResponderExcluirE AGORA...QUEM PODERÁ NOS DEFENDER??
ResponderExcluirSINCERAMENTE EU ESTOU NA MINHA ULTIMAMENTE SO ACOMPANHANDO, NAO SEI MAIS O QUE EU FAÇO, NAO ESTOU DESISTINDO E NAO ESTOU PERSUADINDO A NINGUEM DESISTIR, PELO CONTRÁRIO, TEMOS QUE TER FORÇA, POIS O QUE ESTAMOS PASSANDO, TURMA NENHUMA PASSOU! ESTOU DIZENDO ISSO PORQUE SEMANA PASSADA FIZ UMA AUDITORIA AQUI COMIGO MESMO DE TUDO QUE JA ACONTECEU NAS CONVOCAÇÕES ANTERIORES A ESTE CERTAME NAO SE COMPARA AO QUE ESTA ACONTECENDO CONOSCO. RECAPTULANDO A FASE FINAL (ULTIMOS CAPITULOS) DE NOSSA "NOVELA", O GOVERNADOR ANUNCIA CORTE NO ORÇAMENTO E ESTÁ NEM AI PARA A SEGURANÇA PUBLICA DA BAHIA (QUE ESTÁ "QUEIMADA" EM TODO O BRASIL), EM SEGUIDA A PRESIDENTA INFORMA QUE O CORTE NAO INTERFERIRÁ NO NORDESTE E REAFIRMA A "PARADA" DOS CONCURSOS PUBLICOS, SEM FALAR NAQUELA EDIÇÃO TOTALMENTE ESTRANHA DO DOE, QUE MENCIONA O AGUARDO DE 509 PMS E 567 AGENTES PENITENCIARIOS PARA UM EDITAL QUE FOI DE 80 VAGAS!!! QUAL FOI A TRIAGEM DOS 15 MIL SERVIDORES, COM RELAÇÃO À SSP-BA, SEGUNDO MANUEL VITÓRIO?? CADE OS DADOS DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2011 BASEADOS EM CONTRATAÇÃO DE 4070 POLICIAIS? CADE O DADO POSTERIOR DE 3600? MEUS COLEGAS: SO TEMOS ESPECULAÇÕES E CONTRADIÇÕES! NADA CERTO!
ResponderExcluirEU REALMENTE ESTOU MUITO PREOCUPADO PORQUE VEJO QUE A SITUAÇÃO JÁ FUGIU DO NOSSO CONTROLE, A UNICA COISA QUE TEMOS DE CONCRETO É A NOSSA TEORIA RACIONAL DE QUE O ESTADO E A PM PRECISAM DE EFETIVO. NAO PODEMOS NEM NOS MANIFESTAR TAMBEM POR VÁRIOS MOTIVOS: ESTARIAMOS NOS PREJUDICANDO, NAO TEMOS DIREITO PORQUE NAO SOMOS CITADOS EM EDITAL COMO TURMA REMANESCENTE E SIM EM REPOSIÇÕES MÍSERAS, E TAMBEM PORQUE NAO PODEMOS CRIAR UMA MANIFESTAÇÃO BASEADA EM DADOS ESTATISTICOS...
-
FORÇA PESSOAL.
A MIM MESMO E A TODOS!
ALGUÉM HA DE OLHAR POR NÓS!