Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Cel Antonio Lopes Filho, ex Cmt Geral da PMBA.. .Um exemplo a ser seguido.

Conheci o Cel PM  António Lopes Filho quando era garoto, morava no IAPETC em Salvador e minha mãe desejosa que eu e meu irmão entrasse no Colégio da Policia Militar, mostrava com todo orgulho de uma "calça curta" ( nascido em Miguel Calmon), o então Ten PM Lopes, que ali ia visitar sua tia D. Alzira. Fizemos o exame de admissão, nos matriculamos no CPM e reencontrei o "guru" de minha mãe, como instrutor, no Curso de Formação e no de Aperfeiçoamento de Oficiais na APM . Nunca tive oportunidade de trabalhar sob seu comando, más sempre o admirava pela forma disciplinada, coerente e as vezes super exigente que tinha por onde passava. Lembro-me quando em 1981, comandando o 1BPM/FS, mandou me conduzir preso ao QCG  e depois ao QG do EB, obedecendo ordens do Comando Geral á época,  por ter participado do movimento reinvindicatório que resultou em greve na PM. Foi de uma dignidade e respeito ímpar, na forma de cumprir a ordem, alem de ter o zelo de mandar um carro conduzir junto, minha esposa e um filho recém nascido, hoje Cap PM, a Salvador, onde morava meus pais. Assumiu o Comando Geral da nossa querida Policia Militar e no pouco tempo que ficou, deixou marcas indeléveis, que ainda servem de exemplos a seus sucessores, de como se deve comandar a Policia Militar: com exemplos, destemor, independencia e sobetudo ,desapego a função ou seja "não se vender" para permanecer no cargo. Distante dele o admirava e pela semelhança em alguns comportamentos, "brigamos" algumas vezes. Hoje choro a sua ida para o outro Oriente, más tenho a certeza que aqui deixou exemplos de dignidade, honestidade e coerencia, que continuarão a ser repassadas pelos Ten Cel Yuri e Kerjean, seus filhos, que aqui ficam, dignificando a memoria do seu pai. Siga em Paz, Cel PM LOPES e lá no ceu, diga a minha mãe que seguimos o  desejo dela e seu exemplo aqui na PM.

11 comentários:

  1. não conheci o Cel Lopes, mas, se é como o Senhor diz (seguiu o exemplo dele), já sei que ele deve ter sido um excelente oficial, pois o Senhor e seu irmão certamente o são.
    Vá com Deus Cel Lopes. Fique sempre aqui conosco Cel Claudio.

    ResponderExcluir
  2. Ques belas palavras Cel.

    ResponderExcluir
  3. O Cel Lopes Filho, no seu rigor formal e na generosidade do seu coração, certamente moldou caráteres. Tenho orgulho em ter sido seu amigo e seu comandado aprendendo lições de retidão, rigor consigo mesmo e desapego...Que os espiritos de luz o acompanhe.

    Roberto Brandão

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Coronel, toda a familia Lopes tinha um orgulho enorme dele.E eu, seu sobrinho, que tenho a honra de ter seu nome, sinto e sentirei demais a sua falta....

    ResponderExcluir
  5. ´VÉIO,DE TODAS AS HOMENAGENS PRESTADAS A MEU IRMÃO,A SUA,FOI A QUE MAIS TOCOU EM MIM. OBRIGADO CONTERRANEO CALÇA CURTA

    ResponderExcluir
  6. Creio que o reconhecimento aos feitos e realizações de um Grande Coronel -esse nasceu para ser líder .. sua forma peculiar de tratar a todos com respeito e pela consideração que tinha pelos seus familiares se estendia a todos que com o mesmo conviveram .. são sábias as palavras do Coronel Cláudio Brandão que sabe e soube conduzir com muita competência o Detran ... estamos e sentiremos a falta de homens que sabem e sempre acreditaram na função da Polícia MILITAR ...Portanto esperemos que o criador o receba.. Vá com Deus Coronel Lopes Filho
    Exemplo de Honestidade, Dignidade serão as marcas e as nossas heranças pois tenho certeza de que só ocorreram aprendizagens por parte dos que conviveram com ele e a exemplo temos os seus filhos e colegas que reproduzirão com a mesma competência os saberes da Academia.
    A MAIOR RIQUEZA DE UM SER É GARANTIR A MULTIPLICAÇÃO DA VERDADE E DA JUSTIÇA SOCIAL

    ResponderExcluir
  7. Cel.Brandão:
    O senhor soube descrever com muita sabedoria a figura humana e o militar Cel. Lopes Filho deixou muita saudade e com certeza está junto do Pai Eterno...

    ResponderExcluir
  8. Sou nora de Antonio Lopes Filho.
    Com muito orgulho entrei na familia Antonio e Jandira. Perdi meu pai tem 3 anos. Sei o que meu marido esta passando. O tempo é o melhor remédio. E nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros, que passaram por aqui e deixaram AMOR.
    Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos. Deus sabe o que faz. Ele não sentiu dor. Só uma enorme dor pela morte do seu grande AMOR. "JANDIRA".
    Bjo Layara Fonseca Lopes

    ResponderExcluir
  9. Coronel Brandão

    Obrigado pelas palavras dirigidas a memória do Grande Homem e Militar que foi o Cel PM Antônio Lopes Filho, que graças aos Céus, é meu tio, irmão da minha saudosa mãe. O Cel Lopes Filho foi o mentor, o grande espelho das carreiras dos seus filhos os TC Yuri e Kerjean, dos seus sobrinhos o TC Jorge Sampaio, os Maj Oto Lopes e Paulo Roberto e o Cap Eduardo, os quais continuam a amar esta Corporação Centenária pelos ensinamentos e atitudes de um verdadeiro CORONEL DE POLICIA, que ao entregar a sua carta de exoneração ao Governador da época, quando Cmt Geral, só pensou em sua tropa e nos valores da nossa Polícia Militar e não em interesses pessoais.

    Respeitosamente,

    MAJ PM Paulo Roberto

    ResponderExcluir