Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O policial politizado… só pelo salário.

Autor: Danillo Ferreira

Tenho insistentemente publicado textos de incentivo defendendo a implementação de salários dignos aos policiais brasileiros, que colocam à disposição do seu ofício suas próprias vidas. O tema tem sido recorrente não apenas aqui no blog, mas nas comunidades e bate papos de viatura, principalmente por causa do advento da PEC 300, que visa definir um piso salarial para as polícias do Brasil. Simultaneamente, percebemos policiais politicamente apáticos em seu cotidiano, se manifestando de forma inflamada por aumento salarial, tema em que começa e se encerra suas pretensões de melhoria da segurança pública.

Ao ler um texto sobre um equipamento novo, por exemplo, vem este tipo de policial e reclama: “que mané equipamento… eu quero é salário no meu bolso!”. Mudança de procedimento para dinamizar a atuação policial? “Nada vai pra frente se não me pagarem o dobro do que eu ganho!”. Discussão sobre corrupção? “Eu quero é dinheiro!”.

Minhas convicções político-ideológicas sempre me levaram, e ainda me levam, a entender que quanto maior o poder de uma pessoa, mais responsável ela é pela dor ou delícia que vivemos. Assim, quando vejo este fenômeno do puro interesse pelo salário por grande parte dos policiais, corro a tentar entendê-lo, principalmente, através das decisões estratégicas que os governos tomam. Há aí, certamente, questões como falta de vocação e desmotivação, que levam o profissional a se desinteressar pelo cerne do seu ofício. Alguns aspectos da seleção e da justiça institucional precisam ser revistos para que tal fenômeno seja diminuído.

Por outro lado, cada policial, individualmente, não pode ser considerado vítima frente à evidência de possuirmos, cada um de nós, racionalidade e algum senso crítico. Explico: não passa de atitude mercenária e interesseira esconder todos os problemas, inclusive os que possam ser resolvidos por um único policial, sob a justificativa do baixo salário.

Você, policial que se omite e despreza a necessidade que a sociedade tem dos seus serviços (legais, éticos e morais) sob a alegação de ganhar pouco, não agiria diferente de nossos parlamentares, que acabam de aprovar salários ofensivos à moralidade pública. Mais: mesmo que o salário seja aumentado, você continuará se omitindo. Quem pensa deste modo não merece sequer o salário que ganha atualmente.

5 comentários:

  1. Gostei muito do tema abordado. Concordo que há um desvio de afinidade pela profissão, quanto a salários. Mas por outro lado vejo que não foram os praças ou oficiais que criaram a tal desvalorização e sim foram coniventes com medidas governamentais políticas que desestruturaram o equilíbrio financeiro da instituição. O uso de gratificações e cargos comissionados hierarquizaram não somente as patentes, e em conseqência padronizaram um sistema que influencia o praça a se dedicar a um trabalho extra-corporação para melhorar sua renda.

    Por isso, vejo que há muito a se falar das mazelas que vieram como consequências de atos isolados e não isolados mas pouco se fala dos responsáveis.

    Por exemplo, gostaria de expor minha humilde opinião. Deveríamos lutar não somente por salários e salários e salários e sim, de uma política de hora extra em serviços extras que ajudariam a todos nós. Deveríamos lutar pelo quadro complementar que cuidaria da valorização das nossas profissões que não são valorizadas dentro da PM, a exemplo seguem , enfermagem, advogacia, medicina, fisioterapia, etc..

    Ou podemos resolver toda essa discursão como muitos já o fazem;


    Abandonar o debate, ser moita toda vida e conseguir o real extra por fora, simplesmente tirando seu serviço e caindo fora, que por usa vez, em meio a exemplos de perseguição, aconselho a todos que queiram viver em paz.

    Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  2. Ilmo Sr Cel Brandão,gostaria de parabenizá-lo acerca da pessoa que és,acompanho seu Blog,as postagens,acho de grande valia as argumentações aqui colocadas.Sr Cel é seguinte queria dizer-lhe que certa feita fui ao Gabinete do Capitão Tadeu pedí ao então deputado no ano de 2007,o apoio dele em mim transferí para o CPM/Lobato,no qual tive a informação de um Sargento que mim aconselhava trabalhar lá,na Guarda,é um ambiente que conheço,pois estudei lá,conheço muita gente boa ali,na época estava fazendo Faculdade de Ed.Física mais como trabalho na 10ªCIPM(Candeias,a distância foi uma das causas que mim fez desistí da faculdade naquele momento.Refletindo o peddido feito ao Capitão Tadeu: O mesmo enviou ao Sr um Ofício da seguinte forma:Gabinete do Deputado Estadual Capitão Tadeu Fernandes
    Salvador-BA,17/05/2007
    OF.GDT nº65/07
    IlmºSr. Cel. PM Diretor de Pessoal da Polícia Militar da Bahia CEL PM Claúdio Brandão
    Senhor Diretor,
    O Sd PM José Roberto Lima Ramos,Matrícula: 30,427.771-7 que serve na 10ªCIPM Candeias-Bahia é um dedicado servidor público.
    Sr. Diretor,o fato do Sd José residir distante do seu local de trabalho tem lhe causado muitos transtornos.diante do exposto,solicito que seja transferido para o Colégio da Polícia Militar/Lobato,afim de que o mesmo possa conciliar sua vida profissional à pessoal e desempenhar suas funções com mais dedicação e satisfação.
    Aqui na Assembléia Legislativa estou,como sempre estive,à disposição da nossa querida Polícia Militar.

    Capitão Tadeu Fernandes

    Senhor Coronel Claúdio Brandão,este ofício foi recebido na época por uma funcionária de nome Joselânia na data 24/05/2007 15:03 Horas.Sr. CEL na época não fui atendido,mais ainda hoje peço-lhe este imenso favor,sei que não és mais o Diretor de Pessoal,mais pelo que vejo és muito Humano e és Coronel,sei que um pedido do Sr. é muito bem avaliado pelos os também Coronéis da nossa Polícia Militar,venho acompanhando o Sr. na ajuda muito grande aos excedentes do concurso de 2008.Aproveitando a opotunidade peço-lhes esse favor Sr. Coronel claúdio Brandão.Qualquer informação que possa a mim ser dada meu E-mail é: jrobertointernet@yahoo.com.br Meu Celular é: (71) 8808-5295 Meu nome é: José Roberto Lima Ramos

    Respeitosamente
    José Roberto Lima Ramos-Sd PM Mat.: 30.427.771-7

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria abordada Cel. Brandão!!!
    o Sr. és um cidadão que merece respeito e afinidade de todos os setores da sociedade, pois, és ético, moral e além do mais humano!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PENSO QUE TODOS NÓS MERECEMOS SIM SALÁRIOS MELHORES, MAS CRITICAR É FÁCIL QUANDO VOCÊ NÃO SENTE NA PELE. O AUTOR DO TEXTO ESQUECEU QUE AS GRANDES EMPRESAS QUEREM OS MELHORES EMPREGADOS, PORÉM VALORIZAM E ESTIMULAM OS MESMOS PARA QUE DESENVOLVAM O SEU MELHOR, ISSO É LÓGICO, ELAS LHES PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, COMO O GOVERNO QUER POLICIAIS MOTIVADOS, SE NÃO TEM O RETORNO, NÃO SEJAMOS HIPOCRÍTAS, QUEM GANHAM BEM E TEM VANTAGENS NA SUA FUNÇÃO TRABALHA MOTIVADO, VOCÊ TEM UM BOM PLANO DE SAUDE, ODONTOLÓGICO, INCENTIVOS PARA ESTUDAR, COMO BOLSAS, AUXÍLIO ESCOLAR, ENTRE OUTROS, COM CERTEZA ESTE FUNCIONÁRIO IRÁ TRABALHAR BEM MAIS SATISFEITO OU NÃO? DIFERENTE DAQUI NA PMBA OFICIAIS QUE SÓ QUEREM MANDAR, HUMILHAR, BAIXO SALÁRIO, UM PLANO DE SAÚDE CARO E PARA VOCÊ CONSEGUIR MARCAR UMA CONSULTA É A MAIOR DIFICULDADE, VOCÊ QUER O QUE OS PRAÇAS FELIZES COM UM MILITARISMO ARCAICO DE PAÍS SUBDESENVOLVIDO? É MUITO FÁCIL FALAR...

    ResponderExcluir
  5. Sou adepto a um salário digno, sólido, sem gratificações, mas também há de se convir que, não é o salário que demosntrará a conduta, a moral e ética do policial. De fato, aos que amam a profissão, de tudo fará para melhorá, não só ficará a lamentos.

    ResponderExcluir