Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Midias Sociais na PM.


Ontem em reuniao com o Comandante geral da PM, eu e o Asp Danilo demonstramos a importancia da utilização de midias sociais pela Policia Militar, que resultou em uma adoção total do Blog, twitter entre outros. No proximo dia 18.01 mostraremos o projeto piloto ao Coronel Mascarenhas, Comandante Geral, e no dia 20 ao Alto Comando e todos os comandantes de OPM da Capital Baiana. O Asp Danilo autor do Blog Abordagem Policial e da ideia, ficou empolgadissimo com a decisão do Comando da Policia Militar. veja a nota :



Comandante Geral da PMBA criará Blog e Twitter institucional13 jan 2010 Autor: Danillo Ferreira Em: Blogosfera Policial, PMBA
A Polícia Militar da Bahia está prestes a dar um passo importante em sua política de comunicação. Nos próximos dias serão divulgadas ferramentas de mídias sociais da PMBA, onde os usuários poderão interagir diretamente com o Comandante Geral, o Coronel PM Nilton Régis Mascarenhas. A ideia é implementar o projeto “Mídias Sociais na PMBA”, que terá como carro chefe o Blog Institucional da PMBA e o Twitter Institucional.
No blog, além de enquetes que ajudarão o Comandante na tomada de decisão, onde a tropa poderá opinar sobre determinado assunto, o Coronel Mascarenhas pretende também publicar textos com esclarecimentos às dúvidas dos policiais militares – como no atual caso das promoções de praças e no recente anúncio de reajuste salarial, onde ainda pairam muitas dúvidas. O Twitter seguirá a mesma linha, além de divulgar a agenda do Comandante Geral.
Mas não é só isso… O projeto prevê ainda a criação de álbum de fotografias no Flickr, onde os eventos e a atuação da Corporação será divulgada, e de um canal de vídeos no Youtube, onde se publicará os vídeos já existentes e os que sejam produzidos a partir de então, obviamente, que se relacionem com a PMBA.
Todas as ferramentas terão caráter interativo, pretendendo gerar relacionamento com os leitores, algo além do monólogo, onde apenas a instituição informa, sem receber feedback. Isso tem muito a ver com policiamento comunitário, já que a comunidade, assim como os PM’s, também terá espaço para publicar suas produções nas ferramentas.
Além do Comandante Geral, a medida tem como entusiasta o Coronel Cláudio Brandão, autor do blog Segurança em Foco e Diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), que administra o site da PMBA e é responsável pela implementação da filosofia de Polícia Comunitária.
Particularmente, estou muito empolgado com o projeto (algo que não precisaria ser dito). Mas, assim como o Abordagem Policial, que podemos dizer que vem dando certo, é preciso que haja participação ativa dos usuários, principalmente dos policiais, principais interessados em explorar um canal de diálogo com o Comando da Corporação, que, com a medida, sinaliza positivamente para que isso ocorra.

6 comentários:

  1. Sr. coronel, gostaria de obter uma informação sobre a validade desse concurso! será que o governo tem interesse ou intenção de prorrogar a validade do mesmo por mais um ano já que o edital deixa claro a vontade da administração pública?

    ResponderExcluir
  2. Demorou!!!

    Teremos uma PM do século 21!!!

    Ainda assim, Cel. Brandão pra comandante geral..rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Coronel, sou subjudice da PM, já fiz o psicoteste, exame médico e agora farei o taf e a investigação social, esses resultados podem ser aproveitados para esse concurso se eu for chamado. Sendo que esses testes foram realizados a partir de fevereiro de 2009 e são pra própria PMBA?

    ResponderExcluir
  4. Coronel, sou formado em Comunicação, pós-graduando em arquitetura de softwares e convergência de meios digitais, tenho experiência em desenvolvimento web e mídias digitais, gostaria de saber se posso me candidatar a uma vaga no dmt? E quais são os tramites? Gostaria muito de poder ajudar nesta nova empreitada, pois tenho experiência comprovada na área.

    ResponderExcluir
  5. FAÇO USO DESTE PARA AGRADECER AO CEL CLAUDIO BRANDÃO AUTOR DO BLOG SEGURANCA EM FOCO E AO ASP DANILO, AUTOR DO BLOG ABORDAGEM POLICIAL PELA INICIATIVA E APOIO IRRRESTRITO NA CRIAÇÃO DO BLOG INSTITUCIONAL DA PMBA, O CEL SEMPRE PRESTATIVO NA BUSCA DE INFORMAÇÕES TANTO PARA OS SUB JUDICE DO CERTAME 2006, QUANTO PARA OS EXCEDENTES DO CERTAME 2008.
    O RESULTADO ESTÁ REPERCUTINDO POSITIVAMENTE, HOJE TODOS PODEM FAZER USO DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS, ANSEIOS E MOSTRAR SUAS OPINIÕES.
    ESTA É A POLICIA CIDADÃ MAIS PERTO DA COMUNIDADE, MAIS PERTO DE VOCÊ.
    OBRIGADO CEL CLÁUDIO BRANDÃO.

    ResponderExcluir
  6. coronel gostaria de saber se realmente há a possibilidade de acontecer outro CFO ainda esse ano.

    ResponderExcluir