Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

PM testa sistema de controle eletrônico de rondas




Se a SSP estivesse atuando com eficiencia, os GPS das viaturas permitiriam que o CIDE da Policia Militar fizesse esse controle, as comunicações via radio no interior, atraves dos CICOMs, estariam acontecendo, os materiais adquiridos há cinco anos, estariam distribuido, enfim, a Policia Militar cumpriria sua missão com eficácia. A centralização das comunicações pela Secretaria de Segurança, através da Stelecom, dirigida alternadamente por pessoas que não conhecem ou são extranhas a area de comunicações, atrapalham o desenvolvimento, a atuação e a eficiencia do policiamento realizado pela PM, que se ve orfã de aparatos tecnológicos. Algumas pálidas ações são tomadas, enquanto as  criminosas estão a galope. O Governo tenta, através de programas, aquisiçoes de armas. viaturas e equipamentos melhorar a seguramça, más está faltando atuação mais  rápidas e eficiente  de gestores publicos. O Secretário de Segurança parece estar sózinho no seu sonho, dentro da SSP, de realizar seus objetivos. Por isso, surgem soluções "milagrentas" como a  citada abaixo que visam suprir as lacunas deixadas por quem tinha que fazer.



PM testa sistema de controle eletrônico de rondas


Franco Adailton


Maior controle de ações policiais, garantia de rondas nas localidades preestabelecidas e registro automatizado de ocorrências criminosas são alguns dos benefícios que moradores dos municípios de Itaparica e Vera Cruz (Grande Salvador), na Ilha de Itaparica, e de Salinas da Margarida (a 229 km da capital)  passaram a contar desde segunda-feira. Trata-se de um sistema de vigilância eletrônica adotado pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Financiado por cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal do Recôncavo Baiano (Cirb), ao custo aproximado de R$ 18 mil, o sistema doado à 5ª CIPM (Vera Cruz) inclui kit com cinco bastões eletrônicos de ronda, cerca de 200 chips (nos pontos de checagem), o software SdeQual (Sistema de Qualidade), responsável pela sintetização dos dados coletadas nos pontos de monitoramento, mais a interface DLS (download station), para transferência dos dados ao computador.
Chips - De acordo com o comandante da unidade policial, major PM Reginaldo Moraes, estão sendo instalados 30 chips no entorno de Itaparica, Vera Cruz, Cacha Pregos e Salinas, para monitorar a passagem obrigatória das viaturas nos horários estabelecidos.
Um dos idealizadores da ferramenta, o coronel da reserva do Exército Paul Cruz, explica que, ao sair, a guarnição de ronda utiliza o bastão para marcar o ponto, ficando registrados data, local e início das atividades.
Além disso, continua o coronel, a guarnição carrega uma caderneta eletrônica para computar delitos cometidos em cada região, seguindo os artigos contidos no Código Penal Brasileiro. “E anota a providência adotada diante da situação”, explica Cruz.
O major Moraes está otimista com a chegada da nova tecnologia. “Para mim, só há vantagens na aquisição do sistema, pois poderemos controlar se a ronda realmente foi realizada”, prevê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário