Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mudanças na SSP... ou Não ?

A expectativa é grande no seio das Policia Civil e Militar e da comunidade sobre as mudanças que o Governador do Estado terá que fazer na área da segurança publica. Será mantida a ideia de trazer pessoas alheias ao quadro para dirigi-la? e se for assim, virão tambem todos os assessores que ocuparão todos departamentos e chefias (DAS) e levarão dois anos para aprender? Os policiais natos que cresceram vendo os problemas e conhecem as suas corporações merecem dirigi-las ou ficarão mais uma vez no ostracismo? Essas indagações percorrem os corredores da SSP todo o dia. A policia Federal está precisando combater o narcotrafico, o trafico de armas e de seres humanos e alegam não ter efetivo, mas ocupam a gestão das SSP de 18 estados. Vamos mudar? Brasilia começou:

Será o fim do estado policial no DF

Redação Jornal da Comunidade

Durante muitos anos, sabia-se, nos bastidores da política brasiliense, a força que a Polícia Civil detinha nos seguidos governos. Ali fazia-se de tudo: desde grampear adversários políticos à proteção de aliados do chefe de plantão do Palácio do Buriti.


Se era amigo do chefe, abortava-se determinada investigação que poderia causar incômodos. Aos inimigos, os rigores da lei e até o que estava fora dela.


Esse estado policial começou com o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e foi conservado ao longo de duas décadas. O problema é que o esquema cresceu demais e o que era para ser um braço policial e investigativo, com a formação de dossiês e gravações clandestinas, tornou-se uma dor de cabeça no GDF.


A formação de grupos resultou em disputas pelo poder. Resolveram também entrar na política e conseguiram colocar representantes da Câmara Legislativa, Câmara dos Deputados e cargos chaves do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal.


Os negócios que geravam milhões de reais foram disputados a tapas, gravações, escutas e dossiês. Muitos desses negócios foram fechados na base da chantagem e da extorsão. Quando o interesse de um lado começou a se chocar com o do outro, iniciou-se uma guerra suja que não fica muito longe de práticas do crime organizado. A máxima era: grampo com grampo se paga.


Essa fórmula explosiva não tinha como dar certo. E não deu. A guerra interna da Polícia Civil provocou operações como a Caixa de Pandora e a Aquarela, responsáveis pela derrocada dos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda. As autoridades tornaram-se reféns do esquema que eles próprios criaram. O castelo de cartas desmoronou-se.


Para se ter uma ideia do ponto que chegou a guerra de espionagem, o novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Daniel Lorenz de Azevedo, confiou à Polícia Federal a varredura de suas instalações. Apesar de a Polícia Civil, ao contrário da PF, dispor dos sistemas Oreon e Oscor para esse fim.


Mas, o estado policial em Brasília pode estar no seu fim. A nova diretora-chefe da Polícia Civil, Mailine Alvarenga, mudou todo o organograma da corporação. Foram trocados pelo menos 60% dos delegados titulares e os postos-chave do órgão.


A mudança é uma determinação direta do governador Agnelo Queiroz (PT), com o apoio técnico do secretário Daniel Lorenz. O ato tem o objetivo de neutralizar os grupos de influência dentro da corporação vinculados a Roriz e Arruda e a alguns deputados e ex-deputados.


A Polícia Civil, considerada uma das melhores do país e que possui em seus quadros excelentes profissionais, respira aliviada. Poderá, agora, cuidar exclusivamente da sua missão: agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública.


Mas, como tudo não acaba de uma hora para outra, é possível que os efeitos sombrios do esquema ainda possam ser sentidos. No folclore político da capital federal, ainda fala-se muito de fitas constrangedoras. Espero, sinceramente, que não passe de blefe de truco daqueles que choram a perda do poder. Brasília não merece mais essa gente. Chega.

25 comentários:

  1. SAIDA DE CÉSAR NUNES!

    19:06:

    O governador Jaques Wagner divulgou, no início da noite desta segunda-feira (17), uma lista com os nomes de 15 secretários que irão compor o seu segundo mandato. Entre os nomes já cogitados pela imprensa, a grande surpresa é a substituição de César Nunes por Maurício Barbosa, na Secretaria de Segurança Pública. Segundo a Agecom, o novo titular "é delegado de Polícia Federal, formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá em 1998 e na Academia Nacional de Polícia em 2002. Foi Superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e fez carreira da Polícia Federal onde foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado na Superintendência da Polícia Federal na Bahia e delegado chefe da delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia". A única alteração administrativa, por enquanto, é a criação da Secretaria de Comunicação, antes vinculada à Casa Civil. O chefe do Executivo baiano, em nota oficial, considerou que “a definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo. A renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”, avaliou Wagner.

    ResponderExcluir
  2. será que afeta em alguma coisa a convocação dos excedentes do concurso Cel Brandão?

    ResponderExcluir
  3. nao. como eu sempre falei, a convocação so sairá depois dessas definições. Não vai demorar!

    ResponderExcluir
  4. coronel sera q sai ainda esse mes essa convocaçao e o comandante geral tambem sera subistituido abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Roberto disse...
    Ilmo Sr Cel Brandão,gostaria de parabenizá-lo acerca da pessoa que és,acompanho seu Blog,as postagens,acho de grande valia as argumentações aqui colocadas.Sr Cel é seguinte queria dizer-lhe que certa feita fui ao Gabinete do Capitão Tadeu pedí ao então deputado no ano de 2007,o apoio dele em mim transferí para o CPM/Lobato,no qual tive a informação de um Sargento que mim aconselhava trabalhar lá,na Guarda,é um ambiente que conheço,pois estudei lá,conheço muita gente boa ali,na época estava fazendo Faculdade de Ed.Física mais como trabalho na 10ªCIPM(Candeias,a distância foi uma das causas que mim fez desistí da faculdade naquele momento.Refletindo o peddido feito ao Capitão Tadeu: O mesmo enviou ao Sr um Ofício da seguinte forma:Gabinete do Deputado Estadual Capitão Tadeu Fernandes
    Salvador-BA,17/05/2007
    OF.GDT nº65/07
    IlmºSr. Cel. PM Diretor de Pessoal da Polícia Militar da Bahia CEL PM Claúdio Brandão
    Senhor Diretor,
    O Sd PM José Roberto Lima Ramos,Matrícula: 30,427.771-7 que serve na 10ªCIPM Candeias-Bahia é um dedicado servidor público.
    Sr. Diretor,o fato do Sd José residir distante do seu local de trabalho tem lhe causado muitos transtornos.diante do exposto,solicito que seja transferido para o Colégio da Polícia Militar/Lobato,afim de que o mesmo possa conciliar sua vida profissional à pessoal e desempenhar suas funções com mais dedicação e satisfação.
    Aqui na Assembléia Legislativa estou,como sempre estive,à disposição da nossa querida Polícia Militar.

    Capitão Tadeu Fernandes

    Senhor Coronel Claúdio Brandão,este ofício foi recebido na época por uma funcionária de nome Joselânia na data 24/05/2007 15:03 Horas.Sr. CEL na época não fui atendido,mais ainda hoje peço-lhe este imenso favor,sei que não és mais o Diretor de Pessoal,mais pelo que vejo és muito Humano e és Coronel,sei que um pedido do Sr. é muito bem avaliado pelos os também Coronéis da nossa Polícia Militar,venho acompanhando o Sr. na ajuda muito grande aos excedentes do concurso de 2008.Aproveitando a opotunidade peço-lhes esse favor Sr. Coronel claúdio Brandão.Qualquer informação que possa a mim ser dada meu E-mail é: jrobertointernet@yahoo.com.br Meu Celular é: (71) 8808-5295 Meu nome é: José Roberto Lima Ramos

    Respeitosamente
    José Roberto Lima Ramos-Sd PM Mat.: 30.427.771-7

    25 de dezembro de 2010 18:18

    ResponderExcluir
  6. o CG nao tem liberado transferencia para as unidades meio, principalmente de PM recentes.

    ResponderExcluir
  7. Cel. Brandão muito obrigado pela respota com dedicação.

    ResponderExcluir
  8. Desculpa estar atrapalhando denovo senhor Cel.
    mais hj na radio ouvi Uziel Bueno lendo uma resposta da SAEB para o programa
    e resumindo o email ele falou que iria chaamar ao longo do ano para completar os 3200
    o senhor sabe dizer se ouve mudanças de planos?

    ResponderExcluir
  9. Cel Brandão, por favor dá uma informação referente a esse e-mail que a SAEB enviou para o programa de Uziel Bueno.
    Só serão chamados os que faltam para completar as vagas? Não haverá outra turma de 3200?
    Quando vem uma notícia boa, vem outra ruim, meu Deus quando isso irá acabar?
    Contamos com seu apoio, nos tire dessa aflição!

    ResponderExcluir
  10. Senhor Cel Brandão,

    Tem como o senhor colher alguma informação referente a quantidade da convocação para nós não?
    Mesmo que não tenham datas precisas, mas só em sabermos quantos serão chamados, é 90% de certeza que ficaremos mais calmos.
    Esta incerteza de quantidade é que nos aflige, veja se consegue só essa informação senhor. Por favor!

    ResponderExcluir
  11. CEL.Brandao parabenizo o senhor mais uma vez acerca das informacoes a respeito de nossa luta .

    ResponderExcluir
  12. Cel Brandão, por favor dá uma informação referente a esse e-mail que a SAEB enviou para o programa de Uziel Bueno.
    Só serão chamados os que faltam para completar as vagas? Não haverá outra turma de 3200?
    Quando vem uma notícia boa, vem outra ruim, meu Deus quando isso irá acabar?
    Contamos com seu apoio, nos tire dessa aflição!

    ResponderExcluir
  13. Cláudio Brandão disse...
    nao. como eu sempre falei, a convocação so sairá depois dessas definições. Não vai demorar!

    17 de janeiro de 2011 23:05

    -------------------------------------------

    Surge a pergunta para tal afirmação senhor Cel Brandão:
    - Essa convocação serão de quantos homens? Apenas para repor vagas ou 3200, 3600 ou até 4000 como já foi falado?
    Precisamos de números, pois pelo que estou vendo só se fala em preencher as vagas.
    Podes nos ajudar senhor, colhendo tal informação para nós?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. As mudanças já começaram a ser feitas...
    so falta a nossa grande convocação
    daqui a pouco vão chamar o senhor de profeta
    rs
    brincadeiras a parte Senhor, tudo que o senhor falou está se concluindo so falta oq nois queremos estamos ainda na guerra
    muito obrigado Cel Brandão pelas informações.

    ResponderExcluir
  17. Olá Cel. Brandão,
    Não é só a Pm de Brasília, que necessita de mudanças.

    ResponderExcluir
  18. A VERDADE É QUE QUANDO SE REFERE A UMA GRANDE CHAMADA , TUDO FICA DUVIDOSO ...
    CEL. BRANDÃO DÁ UM PULO LÁ FORA , NÃO POSTA MAIS NADA QUE SE REFERE A ESSE ASSUNTO .. NÃO SEI POR QUÊ ?
    .
    .
    MAIS TODOS NÓS SABEMOS E LEMBRAMOS DAS POSTAGENS DELE REFERENTE A GRANDE CHAMADA .
    .
    ESPERO QUE SEJA CUMPRIDO O QUE ELE FALOU , POIS PRA MIM ELE TEM MUITO PRESTIGIO E NÃO QUERO PERDER A ADMIRAÇÃO QUE TENHO POR ELE .
    .
    .
    POIS TENHO TODAS AS POSTAGENS DELE E SEGUNDO ELE TERÁ SIM UMA CHAMADA DE MAIS 3.200 OU ATÉ MAIS ..
    .
    .
    CONFIO EM MEU DEUS TODO PODEROSO, ELE SIM SABE TODAS AS COISAS ... PORÉM DOU CREDITO AS PALAVRAS DO CORONEL BRANDÃO E SEI QUE ELE NÃO É MULEQUE PARA BRINCAR COM OS SONHOS DAS PESSOAS ..
    ELE DISSE QUE FORMARÁ UMA NOVA TURMA ..
    .
    SE ISSO NÃO ACONTECER EU SEREI O PRIMEIRO A PROCURALO E DIZER BEM NA CARA DELE QUE ELE É UM GRANDE MENTIROSO .....

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. LUCAS, EU CONHEÇO O AMIGO FRANCISCO. E PERCEBI QUE EM MOMENTO ALGUM ELE DESMORALIZOU O CEL. BRANDÃO
    .
    NÓS TEMOS O LIVRE DIREITO DE NOS MANIFESTAR E EU POSSO VER QUE FRANCISCO TEM SIM RAZÃO NAS SUAS POSTAGENS , POIS O CORONEL BRANDÃO É O GRANDE RESPONSÁVEL DE TODA ESSA ESPERANÇA DE UMA GRANDE CHAMADA POIS O MESMO RELATOU EM VÁRIAS POSTAGENS
    .
    .
    TEMOS QUE ACORDAR PARA REALIDADE
    .
    PODEMOS VER QUE O CEL BRANDÃO CORRE DO ASSUNTO QUANDO SE REFERE A ESSA TAL ''GRANDE CHAMADA''
    .
    MIM SINTO COMO SE ESTIVESE VIVENDO UMA DITADURA
    .
    A VERDADE É QUE FECHARAM A BOCA DO CORONEL
    .
    ELE SE PRECIPITOU NAS POSTAGENS E AGORA TUDO QUE ELE POSTA CONTRADIZ TUDO QUE ELE JÁ POSTOU .
    .
    .
    INFELIZMENTE ESSA É A GRANDE VERDADE !!!!!
    .
    E ANTES DE VÇ TAMBÉM QUESTIONAR MINHA POSTAGEM EU QUERO PEDIR QUE VÇ ACORDE PARA REALIDADE .
    .
    E A REALIDADE É :
    .
    ESTAMOS A MAIS DE DOIS ANOS VIVENDO UMA DITADURA ...
    .
    ESSE CONCURSO É UMA VERGONHA, A PM BA ESTÁ SENDO DESMORALIZADA .
    .
    E POR FIM !!!
    .
    FECHARAM MESMO A BOCA DO CORONEL BRANDÃO !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. SÓ PRA RELEMBRAR O QUE ELE POSTOU :
    .
    1º) Cláudio Brandão disse...

    A ideia do CG è convocar 3600 no inicio de janeiro. O Diretor do DP está tentando convocar 4000. Tudo isso depende das definições do GOvernadoro Wagner, que está em fase de arrumação do seu novo governo. Nessa fase as coisas param um pouco aguardando definições politicas.O que importa é que 3600 serão chamados podendo chegar a 4000 e mais as reposições a depender de desistencias ou inaptidões.
    .
    2º) Cláudio Brandão disse...

    Esse aumento de efetivo, propiciará a convocação de mais de 3000 novos policiais ( a quantidade exata e o período do curso está sendo tratado com a área sistémica do estado,porque envolve custos com honorários,
    .
    3º) Cláudio Brandão disse...

    Proposta orçamentaria para a Segurança Publica.
    .
    Programa Policia Capacitada, Sociedade Bem Atendida que investirá na capacitação de 2671 policiais, peritos e bombeiros, R$ 6,3 milhões, além da formação de 4070 novos policiais, aumentando e preparando o contingente para melhor atender a população do estado.
    .
    4º) Cláudio Brandão disse...

    Curso de Formação de Soldados PM.

    Apesar da Policia Militar ter prorrogado a validade do concurso para o Curso de Formação de Soldados, o que garantiu por mais um ano a convocação dos aprovados excedentes, para completar as 3200 vagas previstas em edital, e ainda permitir a chamada dentro do banco de aprovados mais 3200 previstos para o ano 2011
    .


    5º) Cláudio Brandão disse...

    estive com o Cel Mascarenhas ontem e ele me afirmou que fará a convocação no inicio do ano. Não confirmou a data nem a quantidade, mais disse que será acima de 3200 juntos com os excedentes que restam para a turma anterior.
    .
    .
    LUCAS, POSSO DIZER CONSERTEZA QUE VÇ É UM MULEQUE QUE NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO NADA E FICA QUESTIONANDO SEM TER ARGUMENTO....

    !!!!!!! ULTIMA POSTAGEM DO CEL BRANDÃO DETONOU TUDO QUE ELE JA TINHA POSTADO REFERENTE A UMA CHAMADA ACIMA DE 3.000 !!!!!!!!!!!!!!!

    É ESSA :Cláudio Brandão disse...

    .
    APESAR DO CMT GERAL TER PRORROGADO A VALIDADE DO PRAZO, O QUE PROPORCIONARÁ A CHAMADA DE MAIS UMA TURMA( HAVERIA OUTRO CONCURSO, JÁ QUE O REALIZADO FOI PARA 3200 VAGAS),E A CERTEZA AUE OS EXCEDENTES SERÃO CHAMADOS PARA COMPLETAR AS VAGAS PREVISTAS NO EDITAL.
    .
    .
    A VERDADE É QUE ESSA POSTAGEM FOI UM BANHO DE ÁGUA FRIA PARA OS EXCEDENTES ACIMA DAS VAGAS.
    .
    .
    A PERGUNTA É : POR QUE CORONEL BRANDÃO, TODAS ESTAS POSTAGENS E AGORA ESTÁ TUDO INSERTO , O SENHOR NÃO FALA MAIS NADA , POSSO RESPONDER ?
    .
    A VERDADE É : FECHARAM MESMO A BOCA DO CORONEL BRANDÃO !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. LUCAS, TÚ ES UM CARA MEIO ALOPRADO.
    .
    CUIDADO POIS VÇ NÃO MIM CONHECE, MAS EU TE CONHEÇO.
    .
    VÇ JÁ FALOU QUE METERIA ALGEMA E MIM PRENDIA POR DESACATO. EM QUE MOMENTO OUVE DESACATO ? VAI SONHANDO MULEQUE GALADO .
    .
    .
    EU ACREDITO NESSA CONVOCAÇÃO MAIS DO QUE VÇ. MAS NÃO SOU OBRIGADO A DAR CREDITO A TODA POSTAGEM DO CORONEL BRANDÃO .
    .
    .
    ISSO É DIREITO MEU ...
    .
    .
    VÇ NÃO SABE RACIOCINAR .
    .
    VÇ SIM É SÓ UM ANSIOSO MIZERÁVEL QUE NÃO TEM CORAGEM DE SE MANIFESTAR E ACORDAR PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO, FICA AO COMPUTADOR DEFENDENDO COM UNHAS E DENTES UMA PESSOA DE CARNE E OSSO QUE COMETE FALHAS.
    .
    .
    POR FAVOR !! QUE ESSA CONVERSA TERMINE POR AQUÍ OU ENTÃO VAMOS MARCAR UM ORÁRIO PARA DEBATERMOS CARA A CARA. AÍ SIM EU QUERO VER QUEM É O MULEQUE SEU GALADO DE UMA FIGA..........

    ResponderExcluir
  24. A CONVERSA TERMINAR AQUI SE DEPENDER DE MIM, MAS DE TUDO QUE VOCÊ ME XINGOU É VOCÊ E MAIS UM POUCO!
    NUNCA DISSE QUE IRIA TE METER ALGEMA, LEIA NOVAMENTE, EU FALEI QUE O CEL PODERIA FAZER ISSO.
    MAS FIM DE PAPO MAN, MEU OBJETIVO AQUI É OUTRO, NÃO É FICAR DE TI TI TI E CONVERSA MOLE COM NINGUÉM!
    ADIOS BABY!

    ResponderExcluir