Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CENTRO ATENDE POLICIAIS FEMININAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA


Existe na PM um centro dirigido a orientação profissional e defesa da mulher policial militar. Situado no quartel dos Barris, o Centro Maria Felipa atua na orientação e apoio as pfem nas atividades diarias e nas diversas operações da PM como: carnaval, micaretas e grandes eventos.
Apesar de incorporada há 21 anos, a presença da mulher na Polícia Militar da Bahia ainda é marcada pela violência institucional, doméstica e discriminação por uma parcela da sociedade. Para oferecer apoio e assistência psicossocial ao maior contingente feminino do país, em termos proporcionais, elas contam com esse Centro, que é o único deste tipo no Brasil.
O CMF já atendeu cerca de 50 casos e desenvolve estudos relativos à saúde ocupacional da policial, combate todas as formas de discriminação, realiza palestras, seminários, atua em apoio ao projeto Polícia Cidadã, e trabalha questões sobre tipos de violência, sobretudo, a doméstica e sexual.

A equipe é constituída por um núcleo jurídico, assistente social e psicóloga. Localizado na rua Conselheiro Spínola, 16, Barris, e atende das 8 às 18h, de segunda a sexta, e é voltado também para as esposas, filhas e companheiras de policiais.

“Trabalhamos com a melhora da autoestima, com a utilização de uma sala de cuidados, que seria um apoio estético tanto de policiais quanto da comunidade. Nossas maiores demandas se referem à violência doméstica. Fazemos inicialmente um acolhimento, com triagem, e o suporte psicológico é dado imediatamente”, explica a assistente social, Patrícia Sanches.

4 comentários:

  1. Prezado coronel,
    Fale do concurso de Sgt, das notas da redação, candidatos com notas maiores com classificação pior do que os que tem nota menor, como fazer o recurso da prova discursiva, no site da PM não tem nada, esse concurso fede desde o inicio, vai chover processos na justiça.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita e válida a iniciativa da Polícia Militar da Bahia neste sentido.
    Rosemeire L Pontes
    Sgt Fem PM - São Paulo

    ResponderExcluir
  3. olá sou do Rio Grande so Sul, estou fazendo um trabalho na area de violencia entre casais de militares, gsotaria de um e-mail para contato com a coordenação do centro que atende as policiais femininas, aguado retorno,

    Sd Mariele
    BM-RS

    ResponderExcluir
  4. Ola MARIELE, tentei contato no seu blog mas nao consegui, sou do Rio Grande do Sul também,e polciial também, e coicidentemente,hehehehe também estou elaborando um trabalho de conclusão de curso sobre a VIOLENCIA DOMESTICA ENTRE CASAIS DE MILITARES.Se puder entrar em contato meu e-mail é jmartins@brigadamilitar.rs.gov.br

    ResponderExcluir